Comissão de Agricultura da Alba participa do 15º Encontro Nacional do Café em Barra do Choça

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) participou nesta sexta-feira (24) do 15º Encontro Nacional do Café realizado na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, no Sudoeste do estado. O evento reuniu especialistas, autoridades da região e da Bahia, além de produtores. Parlamentares da Comissão de Agricultura do Legislativo baiano também participaram do encontro.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Além disso, o país é também o segundo maior consumidor desse produto do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Na safra 2023/24, a estimativa de colheita é de 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta.

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da Comissão de Agricultura, destacou que o colegiado tem participado de diversos eventos pelo estado para ouvir produtores, dos pequenos aos grandes, e buscar soluções para superar desafios e e potencializar a produção, visando ampliar a geração de emprego e renda.

“O 15º Encontro Nacional do Café é um momento importante para discutirmos os avanços, desafios e inovações do setor cafeeiro, que é tão relevante para a economia do nosso país. Na comissão, procuramos ouvir sempre para contribuir com medidas que possam superar desafios e entraves e contribuir com o crescimento do nosso estado. Nossa palavra de ordem é resolutividade”, salientou.

A participação da comissão no Encontro Nacional do Café foi solicitada pelo deputado estadual Tiago Correia (PSDB). Também participaram os deputados Luciano Araújo (Solidariedade), Marquinho Viana (PV) e Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, além da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil).

Rocha destacou que a Bahia é o quarto maior produtor de café do país, exportando o produto para diversos países, como Estados Unidos, Itália, França e Japão. “A Bahia vem se consolidando como uma potência cafeeira, especialmente na região do Planalto de Conquista, que se sobressai pela excelência de seus cafés. Para que possamos continuar crescendo e nos destacando no mercado global, é fundamental que o poder público invista em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, frisou. Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista/ Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados