ParaPraia realizou mais de 540 banhos assistidos na edição 2024

Para celebrar os resultados positivos da 9ª edição do Projeto ParaPraia, iniciativa que visa tornar o banho de mar acessível para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida, na capital baiana, na noite dessa terça-feira (23), a Universidade Salvador (UNIFACS) promoveu um encontro, no Campus Paralela.

A 9ª edição do projeto aconteceu durante quatro finais de semana, entre fevereiro e março, na Praia de Ondina. Com números expressivos, a iniciativa possibilitou o bando de mar assistido para 547 pessoas e contou com uma equipe técnica multidisciplinar formada por 40 professores da UNIFACS. Este ano, o ParaPraia contabilizou 800 inscrições para o voluntariado e, deste número, 300 pessoas foram selecionadas e treinadas adequadamente para atender às necessidades dos participantes.

Durante o evento, a coordenadora técnica do projeto e professora da universidade, Fabiane Fontoura, destacou o sucesso da edição que, inicialmente, seria realizada em três finais de semana. “Nesta edição, foram 547 pessoas felizes e que tiveram a sua vida impactada por meio desse projeto, que é o lindo resultado de um trabalho minuciosamente desenvolvido”, comemora.

Para Annita Souza, diretora da UNIFACS, o ParaPraia “é uma iniciativa transformadora, que vai além de tornar o banho de mar acessível. É um projeto que promove inclusão, qualidade de vida e conscientização sobre nosso papel social na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”. Ela diz que “foi lindo ver o envolvimento dos voluntários, dentre eles professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Educação física e Psicologia da nossa universidade”.

O encontro contou com a presença de parceiros e apoiadores do projeto, dentre eles: Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD) da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes Lazer de Salvador (Sempre); o vereador André Fraga; a designer PCD Mari Fuso; Eduardo Soares e Renato Linhares, produtores do projeto.

Também foram entregues certificados para professores, estudantes e voluntários externos que fizeram parte da iniciativa em 2024. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados