Novo Mané Dendê realiza oficina de artesanato com grupo de mulheres do Subúrbio

O projeto Novo Mané Dendê, através do seu Programa de Educação Ambiental (PEA), realizou na quarta-feira (24) uma oficina de artesanato com materiais recicláveis no bairro de Rio Sena com a participação de cerca de 20 moradoras. Elas fazem parte do grupo de Mulheres do Rio Sena, criado no ano de 2016, que tem como objetivo o empoderamento da mulher, com ações de inclusão social, saúde e educação.

Durante a atividade, as educadoras ambientais realizaram uma apresentação sobre temas ligados ao meio ambiente e apresentaram os os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. As ações buscam despertar a sensibilização ambiental e estimular uma nova consciência e compromisso com o meio ambiente. Além disso, foi passado um alerta sobre como os resíduos sólidos dispostos de forma desenfreada causam impactos negativos para a saúde do Rio Mané Dendê, e também para os moradores do Subúrbio Ferroviário.

Jésse Motta, diretor da Unidade Gestora do Projeto (UGP), salientou que “As ações de educação ambiental do Novo Mané Dendê valorizam as potencialidades territoriais e o desenvolvimento local. As oficinas têm dado excelente contribuição na adequação do manejo dos resíduos sólidos, pois além das técnicas que visam o reaproveitamento dos materiais recicláveis, apresentam novos conceitos e os equipamentos em construção pelo Projeto, a exemplo dos ecopontos e o galpão de triagem de materiais recicláveis.”

No final do encontro, o grupo aprendeu a criar mini luminárias a partir da reutilização de garrafas de vidro long neck. Feliz e bastante grata com a oportunidade, a moradora do bairro de Rio Sena, Lourdes Gomes, destacou a importância do trabalho do projeto na área ambiental. “Aprendi a separar os resíduos e a doar aos catadores dos bairros. Estou feliz em poder participar desta atividade e poder multiplicar o conhecimento adquirido para mais mulheres. É lindo poder aprender e ensinar a cuidar do meio ambiente.” Foto: Seinfra / Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados