Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provoca chuva em Salvador(BA)

Nesta quarta-feira (20/12/2023), de acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (CEMADEC), a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provocou a ocorrência de chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por raios e trovões, ocasionando alagamentos pontuais.

Na terça-feira (19/12/2023), em Salvador, a maior rajada de vento registrada foi de 48,6 km/h, que foi intensificada pelo VCAN. Esse fenômeno causou fortes chuvas e ventos, acompanhados por raios e trovões, em grande parte da Bahia. Ressalta-se que na região do extremo-sul do Estado foram registrados acumulados pluviométricos expressivos, destaque para Ilhéus que registrou chuvas superiores a 180,0mm, nas últimas 24 horas.

Em Salvador, nas últimas seis horas, os bairros com maiores acumulados de chuvas foram: Ilha dos Frades (22,8 mm), Alto do Cabrito (17,0 mm), Rio Sena (9,5 mm), Calçada (8,0 mm), IAPI (7,0 mm), Monte Serrat (6,8 mm), Sussuarana (6,8 mm), Vila Sabiá/Liberdade (7,2 m), Mirantes de Periperi (6,4 mm) e Bom Juá (5,0 mm). Foto: Arquivo / Jefferson Peixoto.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados