Idec lança estudo sobre financiamento da cadeia da carne no Brasil

Pesquisa será apresentada durante mesa sobre o assunto na COP 28

O Idec vai lançar na próxima segunda-feira (11) o estudo “Financiamento da Cadeia da Carne: instrumentos regulatórios e o meio ambiente”. Ele será apresentado no Pavilhão Brasil da COP 28 na mesa “Instrumentos Financeiros para a Transição Agropecuária”, que contará com a participação de outros representantes da sociedade civil, governo e também de empresas. O evento vai ocorrer às 12h (meio-dia) de Dubai, 5h da manhã no horário de Brasília.

O estudo da cadeia da carne é uma iniciativa do Idec junto com as organizações que fazem parte do GBR (Guia dos Bancos Responsáveis) que, no Brasil, conta com a participação da Proteção Animal Mundial, Oxfam Brasil, Instituto Sou da Paz e Conectas Direitos Humanos.

O GBR é um programa mundial que avalia como os bancos e instituições financeiras utilizam os créditos e investimentos em relação à proteção ao meio ambiente, defesa de consumidores, mudanças climáticas e direitos humanos.

O estudo sobre financiamento da cadeia da carne analisa as normas e regras para a concessão de crédito para a cadeia da carne, inclusive as criadas pelos próprios bancos, e como elas devem ser respeitadas para garantir que dinheiro não vá para empresas que desmatam, poluem e queimam florestas. “É um estudo atual que traz toda a discussão a respeito do que é feito hoje pelas instituições financeiras em relação aos financiamentos e o que deveria ser feito, de fato, por elas”, explica a especialista do Programa de Consumo Sustentável do Idec e representante do Instituto na COP 28, Julia Catão Dias.

SERVIÇO

Lançamento do estudo: “Financiamento da Cadeia da Carne: instrumentos regulatórios e o meio ambiente”

Local: Pavilhão Brasil na COP 28

Dia: 11/12/2023 (segunda-feira)

Horário: 12h (meio-dia) de Dubai, 5h da manhã no horário de Brasília.
Foto: Marcello Casal Jr / Ag. Brasil

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados