Rota do Samba vai impulsionar e fortalecer o samba produzido em Salvador

A capital baiana vai ganhar um projeto, promovido pela Prefeitura de Salvador, para impulsionar a programação de incentivo e fortalecimento do samba em Salvador, oferecendo formação, visibilidade e celebração dos agentes produtores do ritmo. A Rota do Samba foi apresentada no Seminário Nacional do Samba, ocorrido na última sexta-feira (10), no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro.

O evento contou com a participação dos titulares das secretarias municipais da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, e de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, profissionais da produção, comunicação, das artes, do ramo empresarial, do carnaval e da gestão pública. Na ocasião, foram abordados aspectos sobre as ações que promovem, preservam e fortalecem a cultura deste gênero musical, além de discutir os desafios da empregabilidade e da geração de renda no segmento do samba e o fomento ao movimento na Bahia e no Brasil.

No caso da Rota do Samba, o principal objetivo é promover os festejos em torno do mês que protagoniza as manifestações de matrizes africanas, aliado às celebrações que seguem até o Dia Nacional do Samba, comemorado no próximo dia 2 de dezembro. Dois eventos, por exemplo, fazem parte da iniciativa: no dia 26 de novembro acontece a Caminhada do Samba, com trios elétricos percorrendo do Campo Grande à Praça Castro Alves, e no dia 3 de dezembro, o Samba Pelô vai animar os largos e ruas do Pelourinho, no Centro Histórico.

O secretário Pedro Tourinho reforçou a importância do seminário para discussão dos rumos do samba na capital baiana. “O samba nasceu na Bahia e aqui temos grupos importantíssimos e superpopulares que fazem seu calendário durante o ano inteiro. Para a cidade, é um privilégio chegar junto, apoiar e fazer com que esse movimento do samba seja cada vez mais estruturado e mais potente para a cultura da cidade. A equipe da Secult se colocou aqui no papel de apoiar e ouvir”, declarou.

O diretor do Bloco Vem Sambar e da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), Jairo da Mata, destacou que a parceria com a gestão municipal é essencial para o crescimento do ritmo na capital. “A parceria que estabelecemos com a Prefeitura é fundamental para que possamos profissionalizar nossas entidades e seguir dialogando com os setores públicos e privados e atingir nossos objetivos”, considerou. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados