Saúde nos Bairros facilita acesso dos moradores do Tororó a consultas e exames

Depois de passar pelo Parque das Bromélias, o Saúde nos Bairros já atende os moradores do Tororó, localidade pertencente ao Distrito Sanitário Centro Histórico. O lançamento oficial do projeto ocorreu no último sábado (6) e o complexo de saúde itinerante, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está instalado na quadra do Apaxes, na Avenida Presidente Costa e Silva, marginal do Dique. São oferecidos diversos serviços, de forma gratuita, como exames, consultas e vacina, podendo alcançar até 500 pessoas por dia.

Para consultas médicas estão disponíveis as especialidades de cardiologia, pediatria e urologia. Os moradores da região também podem realizar exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral. Os interessados devem comparecer ao local, que funciona a partir das 8h, munidos do documento de identificação com foto, Cartão SUS e no caso de exames é necessário apresentar também a guia de solicitação.

Presente na abertura oficial, a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou que a pasta já havia identificado uma maior procura por exames e consultas especializadas, principalmente após o arrefecimento da pandemia de Covid-19. “Nosso objetivo é sanar essa fila que se acumulou porque as pessoas não puderam fazer este tipo de prevenção e, ao mesmo tempo, multiplicar informação sobre os serviços que temos na rede”, declarou.

A gestora pontuou ainda que os serviços são oferecidos de acordo com as necessidades da população, mapeadas através dos Distritos Sanitários. “Aqui no Tororó, por exemplo, exames cardiológicos e de ultrassonografia estão sendo muito procurados. Durante a semana percebemos a necessidade de urologista e já disponibilizamos. Trazemos os serviços para cá, mas também referenciamos para a rede outros que já existem. O programa está funcionando muito bem e já é um sucesso”, avaliou.

A dona de Casa Rosalia Pereira, de 69 anos, moradora da Federação, aproveitou a facilidade do atendimento para realizar alguns exames. “Eu vi a divulgação na televisão e como já tinha alguns exames para fazer e aqui é bem pertinho, decidi vir e foi ótimo. Fui muito bem atendida, não demorou, já fiz a coleta e agora vou passar pelo cardiologista. É um serviço maravilhoso”, conta.

Expansão – O Saúde nos Bairros inicialmente tem como público-alvo as pessoas que já estavam com atendimento agendado no Sistema Vida+, a fim de diminuir a fila existente. No entanto, também reservou uma cota para a demanda espontânea. Com isso, o programa também tem recebido outros pedidos e direcionado para atendimento em unidades da rede municipal. Somente na estadia no Parque das Bromélias, o projeto realizou mais de 17 mil procedimentos, através dos 30 serviços, entre consultas, exames e vacinação disponibilizados à população. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados