Sarau Literário leva arte e poesia para Biblioteca Edgard Santos na Ribeira

A Biblioteca Edgard Santos, situada no bairro da Ribeira, recebeu, na tarde de sexta-feira (20), um sarau literário com as presenças dos escritores e poetas Anajara Tavares e Sandro Sussuarana. O evento levou um pouco de arte, literatura, poesia e informação para os moradores do bairro e frequentadores do espaço de leitura e pesquisa.

Autora do livro Unguento e com publicação em mais de 15 antologias, Anajara Tavares recitou alguns de seus poemas, em revezamento com Sandro Sussuarana. Os dois também apresentaram livros de escritores negros para os participantes e abriram espaço para que as pessoas também pudessem recitar algum poema ou cantar alguma canção.

“Fomentar a cultura e a literatura é sempre algo que apetece, algo para o qual a gente se sente convocado. Eu, enquanto mulher negra da periferia, estando em um lugar de escritora, acho de extrema relevância que a literatura circule entre as pessoas, que existam eventos como esse, para fomentar a literatura nas comunidades e que se repitam muitas e muitas vezes. A literatura está aqui perto de nós e, quanto mais próximo, mais a gente entende o valor dessa literatura”, opinou Anajara durante o evento.

Ela acrescentou, ainda, que o livro não deve ficar na estante ou guardado, mas que a literatura deve circular entre as pessoas. “Eu fiquei muito feliz em receber esse convite, em vir aqui partilhar a palavra, enquanto escritora, com a comunidade, e partilhar a beleza da literatura afro-brasileira com tantas pessoas que talvez não fossem a um sarau em determinado espaço, mas que está aqui, que estão perto e chegam para apreciar e trazer a sua literatura, porque são corpos moventes”, disse Anajara.

A biblioteca Edgard Santos mantém uma agenda cheia de atividades para a comunidade e o público leitor, incluindo contação de histórias, cineminha e oficinas diversas. Na próxima terça-feira, às 14h, a direção da biblioteca vai promover um cineminha para estudantes da Escola Odara.

O sarau literário ocorreu também na Biblioteca Nair Goulart, no bairro de Valéria, no dia 11 de outubro e na Biblioteca Denise Tavares, na Liberdade, no último dia 19. Os espaços de leitura são administrados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados