Prefeitura inicia primeira capacitação em Salvador voltada para o segmento náutico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), deu início na terça-feira (10) à Trilha Náutica de Capacitação. Este é o primeiro curso técnico e profissionalizante voltado para essa área em Salvador, com o objetivo de suprir as necessidades de mercado e de desenvolver competências que ampliem as oportunidades de emprego na capital baiana. A Trilha Náutica está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Semdec, a Trecon, a Viacom e o Centro de Ensino Técnico Grau Técnico.

O curso tem uma carga horária de 128 horas, distribuídas em aulas realizadas de segunda a sexta, das 13h às 17h, no Grau Técnico, em Nazaré. A trilha terá um módulo de Segurança do Trabalho, um de Eletricidade Básica e outro de Mecânica de Manutenção. Os alunos terão acesso, ainda, a conhecimentos como Meio Ambiente, Sustentabilidade e Habilidade Comportamental. Ao todo, 20 alunos estão matriculados e outros dez estão no cadastro de reserva.

“Essa é uma trilha que faz parte do programa Treinar para Empregar. A Diretoria de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec mobilizou uma equipe que foi a campo e estudou as reais necessidades para que fosse montada essa trilha. Percebemos que existe uma grande demanda por mão de obra para o segmento náutico. Muitas pessoas têm a experiência passada de pai para filho, mas não têm a qualificação técnica”, conta Nilza Fernandes, gestora da trilha pelo Simm.

O curso é pioneiro justamente por ter nascido a partir de uma pesquisa de campo e entender que não havia oferta de cursos nessa área em Salvador, apesar de se tratar de uma cidade costeira. “O curso está sendo um marco para a área náutica e também uma oportunidade única tanto para quem quer ingressar como para quem já trabalha no ramo, mas ainda não tem qualificação”, completa Nilza.

Oportunidade – A Trilha Náutica de Capacitação conta com a gestão e aulas da Trecon Treinamentos e Consultorias. Coordenador geral da empresa, Umaraci Nascimento define o treinamento como uma grande oportunidade para os alunos. “As pessoas não podem só ter a experiência, elas precisam também comprovar o conhecimento naquela área por meio de certificado. O conhecimento técnico possibilita que o profissional tenha melhor produção e trabalhe com mais assertividade. Então, o curso vai abrir esse espaço para que eles sejam mais reconhecidos e para que a mão de obra deles seja aproveitada. Eu acredito que será uma virada de chave na vida dos participantes”, afirma.

Além disso, a Viacom, distribuidora de produtos marítimos e industriais, vai viabilizar as aulas de mecânica de manutenção para embarcações da trilha, tanto as teóricas como as práticas. “Hoje somos a única distribuidora autorizada pela Yanmar (fabricante de motores a diesel) e também somos responsáveis pela parte de veleiros, embarcação de pequeno porte e pela linha de navios rebocadores. Traremos um motor para a sala de aula, para que eles possam aprender o processo de montagem na prática”, relata a diretora executiva da Viacom, Isa dos Anjos.

Já a Grau Técnico é o espaço para a realização das aulas teóricas da capacitação. “Nós abrimos as portas para a Prefeitura para receber esse público, porque acreditamos também no projeto, que é muito aliado com a filosofia do Grau Técnico. Somos especializados em cursos profissionalizantes, e a gente vê a Prefeitura nesse esforço assertivo de profissionalizar e atender a uma demanda do mercado, que é o principal objetivo do curso profissionalizante”, afirma o gestor da instituição, Paulo Marques.

Fomento ao segmento náutico – O início das aulas desta primeira turma ocorre um dia após a inauguração do SAC Náutico, equipamento municipal que funciona no Doca 1, no Comércio. O serviço visa fomentar a economia do mar, favorecendo a atração de investimentos, a melhoria do ambiente de negócios e a intensificação da geração de emprego e renda neste setor.

Além da Trilha Náutica de Capacitação, a Prefeitura oferecerá um total de 400 vagas em cursos de capacitação, em parceria com o Senai, distribuídas nas trilhas Mecânico de Motores Náuticos, Eletricista Naval, Eletrônica Naval e Manutenção de Cascos de Embarcações. Para se inscrever, os interessados devem seguir o perfil do Instagram @semdecsimmsalvador e agendar o atendimento por meio do site Salvador Digital (www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br). Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados