Projeto em análise na Câmara quer instituir Carona Legal em âmbito nacional e regularizar sistema em lei

Também conhecido como carona solidária ou transporte compartilhado, esse sistema promove o compartilhamento de carros particulares.

Quem precisa de carro para se locomover sofre com o alto preço da gasolina e com as manutenções frequentes. Uma forma de diminuir esses gastos é aderir à Carona Legal. Também conhecido como carona solidária ou transporte compartilhado, esse sistema promove o compartilhamento de carros particulares. Em vez de vários veículos rodando com apenas uma ou duas pessoas, a Carona Legal une pessoas com destinos em comum e diminui, assim, o número de carros rodando, o congestionamento, o custo para cada passageiro e ainda ajuda o meio-ambiente, pois cai a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

O presidente da Associação Socioambiental Carona Legal, Valdir Braz, explicou que, para o sistema dar certo, é preciso que as pessoas percebam que andarem juntas é melhor do que sozinhas e afirmou que já existem 50 mil grupos de carona solidária atualmente.

“A questão do brasileiro é abrir mão da individualidade, quebrar o paradigma de ser sozinho e participar mais da coletividade. Ser amigo do seu vizinho, do seu colega de trabalho e por amizade e cordialidade a gente consegue quebrar o paradigma e o preconceito”

Um projeto (PL 8074/14) em análise na Câmara, de autoria da Comissão de Legislação Participativa, quer instituir a Carona Legal em âmbito nacional e regularizar o sistema em lei. A deputada Erika Kokay (PT-DF) é uma das apoiadoras da proposta. Ela acredita que, além de diminuir o stress que a ausência de um transporte coletivo de qualidade provoca, o movimento também promove uma melhoria na sociedade como um todo.

“Você vai estar desenvolvendo o que é fundamental na nossa sociedade que é a solidariedade. Nós precisamos construir uma sociedade mais solidária. (…) Tenho absoluta certeza que, ao estimular a carona solidária, você vai estar estimulando a relação com o outro e vai estar construindo um grande movimento que será, talvez, a semente para que tenhamos uma cultura de paz na nossa sociedade”.

Segundo a Associação Carona Legal, um residente de São Paulo poderia economizar até 1500 reais todo ano utilizando o transporte compartilhado.

O projeto de lei deixa claro que é um sistema sem fins lucrativos, e prevê a regulamentação através do cadastro de veículos, condutores e passageiros. Prevê também a criação do Dia do Transporte Solidário, a ser comemorado no dia 22 de setembro, mesma data do Dia Mundial Sem Carro.

A proposta que regulamenta a Carona Legal foi aprovada pela comissão de Cultura, mas foi rejeitada pela comissão de transportes, e por isso a decisão final deve ser tomada pelo Plenário da Câmara.(Rádio Agência Câmara)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados