Parceria da Prefeitura com clubes sociais promove inclusão de 700 estudantes no mundo dos esporte

Crianças das escolas municipais de Salvador terão a oportunidade de se desenvolver no mundo dos esportes através de uma parceria da Prefeitura com nove clubes sociais da capital baiana. A iniciativa ocorre por meio do programa Salvador Social Clube, que busca proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino aulas gratuitas de iniciação em diferentes modalidades.

As crianças realizam as práticas esportivas no contraturno das aulas regulares e recebem, ainda, transporte para que frequentem as atividades. Aproximadamente 700 crianças já integram o programa, e a tendência é que o número seja ampliado. Dentre as modalidades ofertadas por meio da parceria com os clubes estão futsal, vôlei de areia, basquete, karatê, futebol, futevôlei, vela, canoagem, ginástica rítmica, natação, judô e jiu-jitsu.

O evento que simbolizou o início das atividades do programa foi realizado nesta quarta-feira (4) no Yacht Clube da Bahia, uma das organizações participantes da ação. Estiveram presentes no evento os titulares das secretarias de Educação (Smed) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Thiago Dantas e Júnior Magalhães, respectivamente, além do comodoro do clube, Ricardo de Almeida Dantas, entre outras autoridades.

Também participaram da solenidade alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio, em Ondina, que foram contemplados com o Salvador Social Clube e vão praticar esportes náuticos no Yatch. A turma vai iniciar as aulas na próxima segunda-feira (9) e, nesta quarta, os estudantes receberam os uniformes e manual de orientações para a prática esportiva.

A aluna Larissa Santana, de 13 anos, afirmou que está ansiosa para iniciar as aulas práticas e desbravar o mundo novo dos esportes náuticos. “Achei muito interessante essa proposta porque é um esporte que sempre achei que nunca poderia fazer. Foi muito sonhado e poder fazer de graça, em um lugar tão chique, é maravilhoso. Estou mais feliz ainda porque vou poder ter essa experiência com meus colegas da escola”, declarou.

A diretora da escola, Sandra da Silva Pereira, afirmou que está emocionada com a inclusão dos alunos e com a possibilidade de ascensão social através do esporte. Além da turma que vai praticar vela no Yatch, a escola também conseguiu contemplar outra turma para praticar futevôlei no Clube Espanhol. “Está uma euforia muito grande na escola pelos meninos poderem participar do projeto. Isso deu um gás para nós porque eles sabem que conseguiram essa conquista por meio da educação. Unir educação e esporte faz com que o aluno se sinta valorizado e motivado”, contou.

Investindo no futuro – O Salvador Social Clube é um programa conjunto que engloba as secretarias de Educação (Smed) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), além da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Através de um convênio firmado com os clubes sociais, as práticas esportivas são oferecidas aos alunos gratuitamente. Em contrapartida, a Prefeitura concede isenção de IPTU para os clubes participantes.

Para Junior Magalhães, o projeto é um diferencial da cidade para melhorar a vida das crianças. “Acreditamos na educação e no esporte como fatores preponderantes para promover a transformação social dessas crianças. Estamos também democratizando os clubes, possibilitando o acesso das crianças aos espaços. A responsabilidade social é de todos, inclusive da sociedade civil”, destacou.

Para o comodoro Ricardo Dantas, a parceria com a Prefeitura está alinhada com a preocupação social da instituição. “Estamos muito felizes com essa parceria porque o esporte é muito importante na vida da criança, ajudando eles a crescerem não só física como intelectualmente. Para nós, trazer os meninos e ajudá-los a crescer e se tornar ainda mais cidadãos é muito importante”, afirmou. Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados