Projeto de lei de Carballal homenageia Mãe Aninha

O vereador Henrique Carballal (PDT) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 213/2020, alterar o nome do logradouro público Estrada São Gonçalo do Retiro. Pela proposição, a via passará a ser denominada Avenida Mãe Aninha.

Eugênia Anna Santos (Mãe Aninha) nasceu em Salvador, em 1869. “Filha de africanos, foi consagrada ao orixá Xangô – da justiça, dos raios, do trovão e do fogo – e foi iniciada na Casa Branca do Engenho Velho, o Ilê Axé Iyá Nassô Oká”, informou o vereador na justificativa do projeto.

Ainda nas suas considerações, destacou que o nome religioso de Mãe Aninha no candomblé é Obá Biyi. Lembrou ainda que ela foi fundadora do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, em 1910, e no Rio de Janeiro, em 1895.

“Conhecida como Mãe Aninha, em 1936 instituiu o Corpo de Obás de Xangô – os Ministros de Xangô –, que são títulos honoríficos do candomblé, concedidos aos amigos e protetores dos terreiros”, acrescentou Carballal.

Segundo o autor do projeto de lei, entre os Obás de Xangô do Opô Afonjá estiveram o cantor e compositor Dorival Caymmi, o artista plástico Carybé, o escritor Jorge Amado, o antropólogo Vivaldo da Costa Lima,o antropólogo Muniz Sodré e o cantor e compositor Gilberto Gil, entre outros.

“Entre outros inúmeros feitos, em 1934, Mãe Aninha conversou com o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Dessa conversa resultou a liberdade de culto das religiões afrobrasileiras e ou de matriz africana no Brasil, que até então eram proibidas pelo Decreto nº 1.202”, afirmou Carballal.

“Mãe Aninha faleceu em 1938, deixando um legado e exemplo de mulher guerreira e desbravadora que merece muito mais que respeito: merece reconhecimento e todas as honras, de Salvador, da Bahia, do Brasil e de todos os brasileiros”, concluiu o vereador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados