Gari Atleta: Agente de limpeza da capital baiana garante 2º lugar na Maratona Salvador

Aos 38 anos e com sete trabalhando como agente de limpeza, Luciano Márcio dos Santos Carvalho, mais conhecido como “Gari atleta”, conquistou, no último domingo (24), o segundo lugar nos 42km da Maratona Salvador. Ele completou o trajeto entre Parque dos Ventos e o Dique do Tororó, com retorno ao local de partida, em duas horas e 43 minutos.

Com 14 anos no mundo do atletismo, além de atuar na limpeza das ruas da cidade, ele cursa Educação Física. Em sua trajetória, ele possui participação em outras maratonas, a exemplo da Maratona Salvador de 2019. “Em 2019 foi a minha primeira maratona, mas ‘quebrei’ no km 35. Isso acontece, faz parte da prova, e voltei agora bem melhor e com tempo abaixo da média”, contou.

Ele fala da emoção em cruzar a linha de chegada após intenso treinamento, com dias de privação de sono, mas focado no objetivo. “Foi emocionante porque a gente passa por meses de treinamento. Foi uma sensação maravilhosa, gostei de ter chegado sabendo que muitos que acreditam em mim passaram a acreditar mais ainda no meu potencial. Focar no objetivo é importante. É acreditar e não desistir nunca”, salientou.

Carvalho conta que o treino acontece sempre após largar o serviço por volta das 5h30. “Trabalho na região da Barra à noite e vou direto treinar. Ficou mais pesado porque não durmo, tenho pouco tempo de sono e saio para treinar. Eu rodo tudo, trabalho na Barra e tem treinamento que volto correndo até Plataforma, fazendo um ‘longão’. Muitos dias faço o mesmo percurso da prova, passando pela Centenário e Dique do Tororó. É preciso muita dedicação, garra e força de vontade”, destacou.

A força de vontade, aliás, tem nome: Luane e Luna Carvalho, as filhas de oito anos e de seis meses. “Pensar nelas foi o fator principal na prova”, disse o agente de limpeza. Morando em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o gari atleta diz que a corrida é saúde, ajuda a liberar os stress do dia a dia e, segundo ele, é um projeto de longo prazo. “Já me vejo velhinho ainda correndo e participando de provas em Salvador”, afirmou. Foto: Lucas Moura/ Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados