Temperaturas em Salvador devem seguir média histórica apesar de alerta de onda de calor no Brasil

Com a aproximação da primavera, as temperaturas em Salvador para o restante do mês de setembro devem permanecer na média histórica do período, que varia entre 28°C a 30°C, com céu nublado e pancadas de chuva. A informação é motivada por alerta que circula nas redes sociais informando que boa parte do Brasil terá, nos próximos dias, onda de calor com máximas entre 40ºC a 45ºC.

Segundo os meteorologistas Giuliano do Nascimento e Laurízio Alves, que fazem parte do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a cidade deve enfrentar até o final do mês de setembro variações de nebulosidade, com pancadas de chuva originárias do sistema de baixa pressão provocado pelo aquecimento das águas oceânicas – o chamado “cavado”, que acaba ocasionando as precipitações de chuva, aliado à frente fria que costuma chegar do Sul do Brasil todos os anos neste período.

Os especialistas da Codesal explicam que, neste momento, não há maiores riscos para a população, devido ao fato das intempéries ocorrerem de forma intercalada ao longo do dia.

“Essa mudança do inverno para a primavera costuma trazer mais chuvas e um clima mais ameno. Além disso, a presença do El Niño – que é um tipo de aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico – proporciona a tendência de mais chuvas no Nordeste brasileiro. E essa influência acarreta ainda a ocorrência de chuvas torrenciais, podendo ocorrer a qualquer momento neste período”, destaca Giuliano do Nascimento.

Para Laurízio Alves, a previsão climática para o período da primavera, que se inicia no próximo dia 23 de setembro, é de uma ocorrência menor que a média climática do período do El Niño, com redução gradual prevista para o mês de dezembro. “É um período onde historicamente a quantidade de chuvas diminui, e o impacto nessa região é bem menor. Inclusive, por conta disso, toda a previsão de aumento de temperatura para o restante do país não afeta o Nordeste, que segue até o final do ano sob a influência do El Niño”, destaca.

“Embora não tenha nenhum tipo de programação de temperaturas mais elevadas, como em outras localidades do país, aqui em Salvador nossas equipes da Defesa Civil estarão sempre em alerta para qualquer nova informação. De qualquer modo, nossos informes periódicos serão mantidos, como de costume, para garantir a comunicação da forma mais clara, transparente e continuada ao povo de Salvador”, reitera o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo. Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados