Unidade de Beneficiamento de Mel e ampliação do Mercado Municipal impulsionam desenvolvimento econômico em Remanso

Uma nova era para a agricultura familiar de Remanso, município situado no Norte da Bahia, desponta com a entrega da Unidade de Beneficiamento de Mel e a expansão do Mercado Municipal, obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os equipamentos foram entregues, nesta quinta-feira (31/08), pelo Governo do Estado, e prometem alavancar a economia local e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

A Associação dos Pequenos e Microprodutores Rurais de Majó celebrou a entrega da Unidade de Beneficiamento de Mel como um passo significativo para a comunidade, que encontrou na apicultura uma atividade chave para gerar renda e melhorar as condições de vida das famílias.

Na comunidade de Majó, a apicultura tem o potencial de diversificar a produção e aumentar a produtividade. Agora, com a agroindústria requalificada, a perspectiva é processar até 800 quilos de mel por dia, incluindo extração e beneficiamento. A unidade não atende apenas à demanda local, mas também busca conquistar espaço no mercado institucional, com previsão de aumentar suas vendas em pelo menos 50%. As embalagens variadas, como as de bisnagas e sachês, tornam o mel produzido na comunidade acessível a diversos consumidores.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca que o investimento no município de Remanso, faz parte do conjunto de esforços do Governo do Estado para a valorização da agricultura familiar. “Remanso é um dos territórios que mais produz mel na Bahia e, por isso, uma unidade de beneficiamento é essencial para atender aos apicultores e permitir que o mel produzido alcance todos os cantos do estado. Essa unidade contribuirá para atender os apicultores, permitindo o envase adequado e a comercialização em diversas regiões do estado.”

Segundo a presidente da associação, Gessilandia da Silva Oliveira, a unidade vai ajudar no desenvolvimento da comunidade, diminuindo a dependência dos atravessadores. “Além de acessar novos mercados, agregaremos valor ao nosso produto, que está sendo processado com todos padrões técnicos e de higiene, gerando emprego e renda. Agora temos máquinas que ajudam a reduzir o tempo de trabalho, que antes era feito manualmente. Com essa adequação estamos adequados para o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e já almejamos o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi)”.

Mais investimentos

O Mercado Municipal de Remanso, que passou por uma reestruturação completa, incluindo a criação de um segundo pavimento, construção de sanitários públicos. Um estacionamento e uma cobertura de espaços de feira livre foram outras ações importantes entregues à população de Remanso.

“Entendemos que esse espaço é onde o agricultor leva sua produção para comercialização. É bom para quem vende e para quem compra”, reforça o diretor-presidente da CAR.

A iniciativa de ampliação e reforma do mercado municipal visa contribuir para o comércio e para o fortalecimento da agricultura familiar no município, além de proporcionar comodidade e segurança aos feirantes, comerciantes e consumidores.

“Esse espaço é onde o agricultor leva sua produção para comercialização e atende uma demanda das famílias do campo, mas também de toda a população de Remanso. É bom para quem vende e para quem compra”, enfatiza Jeandro.

O impacto das ações promovidas pelo CAR não se limita apenas ao município de Remanso. Serão 402 agroindústrias e 174 mercados municipais construídos ou requalificados, em funcionamento até dezembro de 2023. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados