Brasil derrota Paraguai e é campeão do Sul-Americano 4 Nações de Rugby XV

Em Assunção, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV derrotou o Paraguai por 41×22 e se sagrou campeã do Campeonato Sul-Americano 4 Nações pelo segundo ano seguido. O resultado fez os Tupis subirem duas posições no Ranking Mundial

Tupis campeões! Gerenciada pela CBRu – Confederação Brasileira de Rugby, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV fechou o domingo celebrando seu segundo título seguido do Campeonato Sul-Americano 4 Nações ao derrotar por 41×22 o Paraguai, no Estádio Héroes de Curupayti, em Assunção. No outro jogo da rodada, os chilenos derrotaram a Colômbia por 57×19 na disputa do terceiro lugar.

Foi o Paraguai quem abriu o placar no começo da partida com penal chutado por Urbieta, mas o Brasil respondeu na mesma moeda logo na sequência pelos pés de Lucas Spago. O jogo esquentou e a arbitragem mostrou um cartão amarelo para cada time, deixando o jogo com mais espaços. Não tardou para o Brasil aproveitar e marcar o primeiro try do jogo com Feijão, aos 18′, após Arruda conseguir grande infiltração e romper a defesa paraguaia.

Os Yacarés paraguaios reagiram, tiveram maior volume de jogo no restante da primeira etapa, mas pararam em forte defesa brasileira. Antes do intervalo, os Tupis deram a resposta com Guilherme Coghetto, que fez seu último jogo com a camisa do Brasil, para marcar seu try de despedida. 15×3 na pausa.

O segundo tempo começou perfeito para o Brasil, com Gelado e Henrique entrando em campo e impactando o jogo. O terceira linha rompeu a defesa paraguaia e, na sequência, o primeira linha cravou o terceiro try brasileiro. No entanto, o scrum paraguaio se mostrou forte e não tardou para os Yacarés descontarem com penal try obtido na formação.

O Brasil não se abalou com a reação paraguaia e o quarto try saiu aos 55 minutos com Adrio, após Gelado novamente romper a defesa dos donos da casa. O Paraguai ainda deu o troco com Chilavert na ponta, mas os Tupis se impuseram logo depois com Leonel marcando mais um try.

O Paraguai ainda teve um último momento aproveitando cartão amarelo a Gelado. Na ponta, González fez valer o homem a mais e marcou o terceiro try dos anfitriões, mas a noite era mesmo dos Tupis. Luna escapou na ponta para correr para o sexto try brasileiro, dando números finais à partida: Brasil 41×22 Paraguai.

Os Tupis celebraram o título com o capitão Paganini e Coghetto, em despedida, erguendo a taça. Maranhão e Arruda foram eleitos os nomes do jogo pelo Brasil. “Foi uma honra defender meu país e representar todo mundo que poderia estar aqui. Jogamos por todos os atletas do rugby brasileiro e seguimos no caminho certo, crescendo”, exaltou Maranhão.

Já o gaúcho Coghetto celebrou o momento: “não tinha maneira melhor de terminar a carreira do que com o título. Vou sentir falta de jogar com este grupo, mas agora assumo posição na comissão técnica e vem mais trabalho duro pela frente”.

Com o resultado, o Brasil ganhou duas posições no Ranking Mundial e agora ocupa o 26º lugar do mundo. O próximo desafio dos Tupis na categoria será em novembro, quando o Brasil deverá viajar à Espanha para torneio internacional, a ser confirmado.

Confira a classificação final:

1º Brasil – 15 pontos

2º Paraguai – 9 pontos

3º Chile XV – 6 pontos

4º Colômbia – 0 pontos
Foto: @miguelgonzafotografias / URP

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados