Mulheres agricultoras de Valença garantem novos equipamentos para produção

Dia de alegria e festa para as mulheres da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes). Nesta sexta-feira (4/8), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou utensílios e equipamentos que vão favorecer a produção das mulheres agricultoras do território Baixo Sul.

Foram entregues 50 assadeiras, cinco seladoras, quatro raladores de coco, quatro freezers, três balanças digitais, dois raladores de aipim, dois fornos e outros itens para dar mais celeridade e garantir mais emprego e renda às 103 mulheres atuantes na cooperativa.

A presidente da Coomafes, Maria Joselita Santos, conhecida como Branca, comemorou a chegada dos equipamentos do projeto: ‘Cooperativismo e Comercialização: Aprimoramento do trabalho feminino para geração de renda’, que está beneficiando as mulheres com R$ 168 mil do edital focado em empreendimentos liderados por mulheres, uma parceria da CAR com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).

“É um momento de festa porque nós, que viemos de movimentos populares, hoje estamos conseguindo acessar políticas públicas importantes para o nosso desenvolvimento. Esses novos equipamentos vão melhorar a produção e o atendimentos às escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Teremos também novas embalagens. Sucesso total”, celebrou Branca.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou a importância dessa parceria com os agricultores familiares e a força das mulheres rurais. “Esse trabalho das mulheres da Coomafes representa o sucesso das políticas públicas destinadas às mulheres. Foi uma política pública que começou a ser desenhada a partir da realidade local de 103 mulheres reunidas, que conseguiram transformar a vida delas e das famílias delas com muito trabalho, união e com os investimentos do Governo do Estado. Parabéns a essas mulheres.”.

Os itens vão facilitar a produção e a comercialização de banana chips, beijus e biscoitos, entre outros produtos, nos mercados e na Feira da Liderança Feminina, que acontece todas às sextas-feiras no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), do Baixo Sul, no centro de Valença. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados