Prefeitura promove capacitação de ambulantes do Centro Histórico

Mais um grupo de vendedores ambulantes da cidade serão capacitados através do Programa Empreenda Salvador. Desta vez, os beneficiados são os trabalhadores do Centro Histórico. O curso teve início na manhã da quarta-feira (19), na Casa do Dendê, no Terreiro de Jesus, e vai atender cerca de 138 trabalhadores.

O curso prossegue até o próximo dia 25, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Serão ministradas palestras para quatro turmas, abordando temas como o mercado formal no contexto turístico, comunicação e atitudes hospitaleiras; hospitalidade, ética e responsabilidade, nossos direitos deveres; hospitalidade para garantir a satisfação, marketing e vendas e educação financeira e boas práticas de manipulação (para comerciantes de alimentos e bebidas).

Atuando na região do Pelourinho há 20 anos, o vendedor de artesanato Luiz Carlos Lima considerou que capacitações como essa têm sido uma alternativa para impulsionar as vendas, bem como para atender melhor aos turistas e baianos que circulam no local. “O curso possibilita que a gente melhore o que já é bom. Saber receber, abordar e conversar com as pessoas faz toda a diferença na hora de oferecer o produto, principalmente para nós ambulantes, que muitas vezes sofremos preconceito por conta da profissão. Então, eu extraio o melhor do que é ensinado durante o curso para colocar em prática no dia a dia”, contou.

O titular da Semop, Alexandre Tinôco, revelou que o vendedor ambulante está entre as principais prioridades da pasta. “Entendemos que a profissionalização é a chave para potencializar ainda mais o comércio soteropolitano e é por isso que estamos buscando cada vez mais investir nos ambulantes”, pontuou.

Padronizações exclusivas – A secretária da Semdec, Mila Paes, destacou que esta ação é mais uma ferramenta de incentivo e apoio à formalização do negócio por meio da qualificação, e que outras atividades profissionalizantes estão sendo pensadas para o grupo. “Vamos ter em breve um curso de línguas para ajudar na comunicação do ambulante com o turista. Além disso, juntamente com a Semop, estamos bolando padronizações exclusivas para ambulantes de diferentes regiões da cidade, o que vai trazer mais organização e segurança para a categoria”, finalizou. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados