Estudo explora o poder da influência negra na mídia e publicidade

Conteúdo temático do mês de junho, Data Stories traz os olhares, percepções e hábitos de mídia deste grupo tão representativo da população brasileira

De acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, 56% da população brasileira é formada por negros. Com tamanha representatividade, o Data Stories, conteúdo mensal da Kantar IBOPE Media, aborda neste mês de junho a presença negra nos espaços de mídia e publicidade.

A força da mídia

A importância da representatividade na mídia fica clara quando entendemos seu alcance poderoso em nosso país e, consequentemente, seu potencial para reforçar ou questionar padrões através das mensagens.

Poder de influência

Dados do Celebscore mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.

A cantora Iza é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de Opinião entre as 319 testadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades. Dos 25 atributos pesquisados, a atriz Erika Januza fica no top 15 de 16 deles. O cantor Thiaguinho tem 95 mais awareness (conhecimento) do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games, em relação à média das celebridades.

Protagonismo feminino

O protagonismo feminino também está em alta entre as negras. Das 150 mulheres pesquisas, 16 são negras. Nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão no top 5.

Relação com a mídia e as marcas

O estudo relembra que no ano passado houve um aumento de +197% do investimento publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, um dos principais crescimento do período, e um forte exemplo desta categoria foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com exposições de empreendedores e shows musicais.

Mas ainda sobre publicidade e relação com as marcas, 41% dos negros costumam seguir as marcas nas redes sociais, 43% fazem buscam na internet sobre os produtos que são anunciados enquanto assistem TV, e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades.

Mais negros na TV e na publicidade

Os negros ainda são minoria no jornalismo, tendo apenas 30% de representantes, segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021. Já na publicidade, 31% das campanhas com negros são estreladas por celebridades. Telecomunicações e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em suas campanhas, aproximadamente 60%. Iza, Menor Nico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo formam o top5 das celebridades negras na mídia.

Alto potencial de consumo

As marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

Kantar Crew

Diversidade e inclusão são temas relevantes e importantes para a Kantar. Por isso, criou a Kantar CREW, um ERG global (grupo de recursos de funcionários), que reúne indivíduos de diferentes culturas, raças e etnias no trabalho. É um espaço seguro onde os colaboradores da Kantar podem ouvir, aprender e serem ouvidos, independentemente de sua formação. (Kantar IBOPE Media)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados