CODECON dá início ao projeto “Núcleo de Superendividamento” e realiza a primeira audiência de conciliação

Nesta terça-feira (30), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), deu início ao projeto “Núcleo de Superendividamento” por meio da realização da primeira audiência de conciliação, com o objetivo principal de oferecer soluções e apoio aos consumidores endividados. A primeira audiência foi conduzida pelos agentes técnicos da CODECON e contou com a participação de 12 credores e do consumidor endividado. O resultado foi a aquisição de um acordo entre todas as partes envolvidas.

Segundo Zilton Netto, diretor-geral da CODECON, o superendividamento não é apenas um problema individual, é uma questão social que demanda ações responsáveis: “O impacto do superendividamento se estende além dos indivíduos endividados, afetando também suas famílias e a sociedade como um todo. Diante dessa perspectiva, a criação do projeto Núcleo de Superendividamento tem como objetivo estabelecer acordos viáveis e, além disso, promover a conscientização sobre a importância da concessão de crédito responsável e a educação financeira como medidas preventivas e de tratamento do superendividamento”, explicou Netto.

Durante as audiências, os agentes técnicos da CODECON desempenham o papel de intermediários, ouvindo atentamente a situação financeira atual do consumidor, bem como as demandas dos gestores responsáveis pelas empresas envolvidas. O objetivo é compreender a complexidade do superendividamento e buscar soluções que promovam a recuperação do equilíbrio financeiro do consumidor, ao mesmo tempo em que garantem o pagamento do valor devido aos fornecedores. Essa abordagem se baseia em um processo minucioso de negociação, contando com a colaboração de todas as partes envolvidas.

Os consumidores superendividados que desejarem o auxílio da CODECON para buscar acordos devem agendar atendimento presencial através do portal da CODECON (www.codecon.salvador.ba.gov.br). No atendimento, é realizada uma triagem para determinar se o cidadão se enquadra como superendividado e, após a conclusão, os agentes técnicos da CODECON entram em contato com os credores para promover uma audiência de conciliação em busca de acordos que beneficiem ambas as partes.

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