Enfermeira mineira ganha prêmio de enfermagem internacional

Jussara Otaviano entra para a história ao ganhar Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia com projeto inovador de terapia integrativa para idosos

A enfermeira Jussara Otaviano acaba de ser contemplada com o segundo Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia, que aconteceu no final de 2022, e vai pegar o prêmio das mãos da própria Rainha em Estocolmo, em evento no dia 9 de maio. Nesta edição, a láurea tinha como foco o SUS, destacando os profissionais que realizam trabalhos de impacto no sistema público de saúde do Brasil.

Jussara Otaviano, nascida em Guaxupé, mora hoje em São Paulo. É enfermeira há 27 anos, tendo feito parte do nascimento do SUS, nos anos 90.

O júri da premiação escolheu Jussara pelo trabalho que tem como objetivo expandir o uso da terapia comunitária integrativa para idosos, a qual consiste em rodas de conversa nas quais são praticadas intervenções coletivas com o intuito de fortalecer os laços sociais, aproveitando os recursos da própria comunidade para a solução de problemas. Segundo a enfermeira, essas rodas de conversa ajudam os participantes a lidar com o sofrimento emocional.

Junto com as irmãs, Doralice Otaviano e Jurema Otaviano, Jussara também faz parte do projeto Afinando Vidas, um coletivo de terapias integrativas e comunitárias que também possui olhar antirracista e inclusivo.

O projeto de Jussara não só ajuda a comunidade mas também ajuda a capacitar profissionais da área para poder atuar nesse formato de terapia, a deixando cada vez mais acessível e democrática. Segundo Luciana Hataiama, líder do júri e head de enfermagem da Vibe Saúde, que é parceira da organizadora da premiação no Brasil, “o projeto da Jussara nos mostra a terapia comunitária integrativa de forma inovadora, facilitando a participação dos pacientes da comunidade, capacitando mais profissionais a conduzi-la e podendo ampliar seu uso a idosos e pessoas com demência. É um trabalho multidisciplinar que promove resultados mais efetivos no cuidado, e uma troca valiosa”.

Juntamente da premiação, a ganhadora irá ganhar uma bolsa em euros, além de ter a oportunidade de se aperfeiçoar profissionalmente e receber o prêmio em mãos da Rainha da Suécia em Estocolmo. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados