Saiba como prevenir acidentes, mantendo a fiação em dia

Home Center Ferreira Costa dá dicas para manter a instalação elétrica segura

Com a eletricidade não se brinca. O mau uso pode resultar em choques, curtos-circuitos e a acidentes podem ocorrer por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade. Segundo a Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos com a Eletricidade (Abracopel), em 2021 aconteceram 759 acidentes de origem elétrica, em 2022 foram 949 casos. A região Nordeste continua sendo a campeã de acidentes envolve choque elétrico

Segundo o Home Center Ferreira Costa, acidentes podem ser evitados com manutenção de equipamentos e prevenção. Se observadas algumas regras mínimas de segurança, as instalações elétricas não oferecem riscos. A primeira observação é evitar ligar mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica estiver acima do que a fiação suporta, poderá ocorrer um superaquecimento dos fios, podendo resultar em incêndio.

Para evitar o superaquecimento dos fios, a Ferreira Costa aconselha o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surto da Rede Elétrica (DPS), que protege os eletrodomésticos contra sobrecarga das redes elétricas. Esse dispositivo fica acoplado no quadro de disjuntor e quando ultrapassa os 110 ou 220 volts, filtra a corrente elétrica e só deixa passar a voltagem permitida.

Outra dica é assegurar que a fiação esteja com o selo do Inmetro, sabendo que cada instalação tem 1ml de cobre. Se essa fiação for para tomada, o conselho é usar 2,5ml. Fios elétricos descascados ou estragados não devem ser usados. Quando se tocam provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem causar incêndio. Por isso é importante fazer revisões periódicas nos fios dos aparelhos elétricos e nas instalações elétricas.

O Home Center indica que toda a fiação esteja sempre embutida em conduítes e os quadros de distribuição devem ter disjuntores. Os disjuntores protegem esses cabos, controlando-os. Caso o cabo com as fiações comece a esquentar, eles desligam. O ideal é que seja utilizado um disjuntor para cada ambiente, no intuito que seja evitada a sobrecarga.

Para evitar os choques elétricos, a Ferreira Costa indica o Dispositivo de Proteção Contrachoque Elétrico (DR) que também deve ficar no quadro de disjuntor. Basta utilizar um em cada residência. O intuito deste dispositivo é a proteção. Ao captar que alguém vai levar um choque, o DR desliga.

O mais importante é ter a certeza de que toda a instalação elétrica está de acordo com a NBR-5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Evitar adaptações ou alterações das características originais dos equipamentos elétricos é primordial. Segundo a Abracopel, a falta de conhecimento e manutenção adequadas das instalações são as principais causas de acidentes com eletricidade que, além dos prejuízos aos aparelhos eletrônicos, contribui para o aumento de energia e do custo na conta de luz. Foto: Divulgação / Ferreira Costa

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados