Seminário aborda a luta contra o trabalho escravo doméstico

No Dia da Trabalhadora Doméstica, seminário da Conatrae realizado no MDHC vai abordar a luta contra o trabalho escravo doméstico

Organizado pela Comissão Nacional de Erradicação ao Trabalho Escravo (Conatrae) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ocorre nesta quinta-feira (27), às 14h30, o seminário “O Brasil na luta contra o trabalho escravo doméstico: Despertar para enfrentar!”. Durante o evento, será lançado canal do Disque 100 no combate ao trabalho escravo doméstico. O seminário ocorre em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo YouTube do MDHC e da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT).

As programações fazem referência ao Dia da Trabalhadora Doméstica e contarão com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O objetivo do seminário é dar visibilidade à data e promover a apropriação do tema por parte de toda a classe trabalhadora e sociedade em geral.

Acompanhe ao vivo pelo YouTube do @mdhcbrasil ou pelo canal da ENIT.

Os painéis do evento irão discutir as ações, atividades e políticas públicas que visem à identificação de estratégias para o combate a essa grave violação aos direitos humanos que é a escravidão contemporânea. Durante a programação, serão debatidos o conceito de trabalho escravo doméstico na perspectiva da transversalização de gênero, raça e trabalho infantil; as estratégias e desafios no pós-resgate de trabalhadoras domésticas nessa situação; haverá uma exposição sobre situações de alerta que ajudem a identificar quando as pessoas estão sendo vítimas desses crimes; dentre outros temas.

Ouvidoria como aliada na causa

Ainda durante o seminário, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) do MDHC lançarão a campanha “Disque 100 como Ferramenta de Combate ao Trabalho Doméstico”. O canal será um espaço para que trabalhadoras domésticas em situação de vulnerabilidade e isolamento em todo o país possam denunciar situações de abusos, regimes de trabalho exaustivo e situações análogas à de escravo, entre outras situações que possam colocar em risco a vida e a integridade física dessas trabalhadoras.

Histórico

O Dia da Trabalhadora Doméstica é celebrado a 27 de abril em homenagem a Santa Zita, que morreu neste dia. Zita é padroeira da categoria e trabalhou para uma família desde seus 12 anos de idade, na cidade de Lucca, na Itália. Ela era conhecida por ser muito generosa com os pobres, tirando sempre do seu dinheiro para atender a quem lhe pedia ajuda. Após sua morte, foi declarada como “Santa das Trabalhadoras Domésticas” pelo Papa Pio XII.

Serviço:

Data: Quinta-feira (27).

Horário: 14h30 às 18h30.

Local: Esplanada dos Ministérios, bloco A – Auditório do subsolo – Brasília/DF.

Transmissão ao vivo: Youtube @mdhcbrasil e @enit-escola.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados