Discurso de ódio recrudesce a violência contra a mulher, diz Adolfo Menezes

Lançamento do Projeto Roda de Conversa, do Legislativo baiano, debateu os ataques às mulheres no país.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA , deputado Adolfo Menezes (PSD), na manhã desta quarta-feira (12.04), bateu duramente na construção do discurso de ódio e sua utilização como ferramenta política com o intuito de atacar a democracia e a sociedade.

“As mulheres, hoje, são as maiores vítimas do discurso de ódio que tomou conta do Brasil. É fundamental a criminalização dessa prática, que adoece severamente o tecido social do país. O Brasil não pode ser laboratório dessa chaga social. Urge erradicá-la”, disse Adolfo Menezes.

A indignação do chefe do Legislativo estadual foi feita no lançamento do Roda de Conversa, da Assembleia Legislativa, que debateu a questão da violência contra a mulher. O projeto visa abrir um canal de comunicação entre o Legislativo baiano e a sociedade, para debater temas de grande interesse da vida brasileira.

A coordenação do Roda de Conversa é do Instituto Assembleia de Carinho (braço social da Alba), dirigido pela mulher do presidente, Denise Menezes, e pela diretora de promoção à saúde da Alba, Letícia Mascarenhas, e do gerente do Departamento de Assistência Médico-odontológico, Luiz Bittencourt.

Evento aconteceu no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Alba, com a participação de estudiosas do assunto, escritoras, representantes de órgãos como Governo do Estado, Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública, Ministério Público do Estado, Universidade Federal da Bahia, Assembleia de Carinho e vários parlamentares.

Adolfo Menezes destacou a relevância da temática escolhida. “A violência contra a mulher, no atual contexto do país, é um dos temas mais proeminentes da pauta nacional, pela premência de o conjunto da sociedade encontrar uma solução”, observou.

SOCIEDADE DOENTE

“Somos o 5º país no mundo que mais mata mulheres. Uma mulher é morta a cada seis horas. Ano passado, foram registrados 2.423 casos de violência contra o sexo feminino no Brasil. Desses, 495 foram crime de feminicídio. Precisamos dar um basta”, salientou.

Presidente da Alba se disse intrigado com o preocupante fenômeno. “Embora o endurecimento das leis, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio, as ações dos três poderes, as medidas protetivas, o esforço das polícias etc, ainda assim esta chaga cresce no país”.

O parlamentar apontou direções, citando a misoginia, o machismo estrutural, a violência emocional, o racismo, a homofobia, a disseminação do preconceito, turbinados por meios digitais, as “fake news, esse câncer dos dias atuais”. Para ele, a sociedade está acometida por uma enfermidade grave, que é o discurso de ódio.

“Para agravar o problema, esse imenso tecido social combalido, distópico, esgarçado em seus valores, encontrou a maneira mais vil e covarde de violentar as mulheres e o conjunto da sociedade. Me refiro aos ataques às escolas e creches, que entraram em nosso cotidiano, ceifando a vida de crianças e nos faz descer ralo abaixo para um esgoto fétido civilizacional”, bradou Adolfo Menezes, indignado. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados