Mais de 70% dos serviços oferecidos pela Sefaz Salvador podem ser realizados através da internet

Com intuito de facilitar a vida do contribuinte soteropolitano, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) avançou no processo de modernização do atendimento on-line. Somente nos quatro primeiros meses de 2023, a pasta ampliou de 85 para 133 o número de serviços digitais, crescimento de 56,4%. Atualmente, a secretaria possui mais de 175 tipos de atendimentos oferecidos ao contribuinte, sendo 76% disponibilizados através dos sites www. sefaz. salvador. ba. gov. br e www. fas. sefaz. salvador. ba. gov. br .

Entre os principais serviços realizados de forma digital estão as emissões da 2ª via do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), além da emissão de Certidão Negativa de Débito, emissão e cancelamento de nota fiscal e desbloqueio de Senha Web, entre outros.

A titular da pasta, Giovanna Victer, destacou a importância da ampliação do atendimento no ambiente digital e lembrou que o processo de modernização faz parte do planejamento estratégico Sefaz por + Salvador. “Este sempre foi o objetivo da Prefeitura: simplificar a vida do contribuinte e oferecer serviços sem a necessidade de enfrentar filas e de desprender custos com deslocamentos. Está cada vez mais fácil, simples e prático fazer uma solicitação à Sefaz. Tenho certeza que a modernização dos serviços ofertados pela pasta são fundamentais para o aprimoramento da administração municipal”, afirmou Giovanna.

Atendimento presencial – O contribuinte também pode realizar todos os serviços presencialmente nos 17 postos espalhados pela cidade. Além da Central de Atendimento, localizada na rua das Vassouras, 1, Centro Histórico, a secretaria disponibiliza guichês nas Prefeituras-Bairro da Barra/Pituba, Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio e Valéria e no SAC do Empreendedor, instalado na Baixa dos Sapateiros, que funciona exclusivamente através de agendamento.

Além disso, a Sefaz conta com postos na rede SAC. As unidades dos shoppings Barra e Bela Vista funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Já nos postos do Comércio, Cajazeiras e Pituaçu, o funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16h. No SAC Periperi, os serviços são oferecidos das 8h às 17h, também de segunda a sexta. Foto: Bruno Concha

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