Arena Fonte Nova celebra 10 anos com muita história para contar

Palco do esporte, do entretenimento e muito mais, a Arena Fonte Nova celebra seus dez anos nesta sexta-feira, 7 de abril, com muita história pra contar. Desde a sua inauguração em 2013, foram muitos momentos inesquecíveis vividos por baianos e turistas neste equipamento. Foram realizados inúmeros shows nacionais e internacionais e eventos diversos, consolidando-se como uma das principais estruturas esportivas, de entretenimento e turismo do estado.

Para celebrar a data, foi organizada uma exposição itinerante com fotos e curiosidades marcantes desta primeira década de história. A exposição será inaugurada na própria Arena e depois vai percorrer diversos pontos da cidade em cronograma a ser divulgado.

Com múltiplas possibilidades, uma estrutura diferenciada e poder atrativo para grandes eventos, a Arena tem sido fundamental para impulsionar a economia na capital, com contribuição direta e indireta. Além das receitas geradas no estádio, a programação constante e diversa estimula diferentes setores da economia local como a rede hoteleira, agências de viagem, bares e restaurantes. Para se ter uma ideia, em 2019, a Arena gerou mais de R$ 500 milhões de negócios para a economia baiana, segundo dados do IMIC.

Um levantamento recente do Google Trends mostrou que a Arena Fonte Nova foi a segunda atração turística mais buscada de Salvador. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, reforça o importante papel para o incremento na área. “A Arena conseguiu atrair para a cidade grandes eventos, além de ser um moderno estádio de futebol, capacitado para receber grandes jogos, como foi a Copa do Mundo, as Olimpíadas, tudo isso trouxe para um público muito relevante, que fomenta a nossa taxa de ocupação dos hotéis e colabora diretamente com a economia da cidade”.

Fonte de gols

Desde a sua inauguração, foram realizados 346 eventos esportivos na Arena Fonte Nova. Única arena do Norte e Nordeste a sediar todas as principais competições internacionais de futebol, sendo cinco no total. Foi eleita a melhor na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014. Recebeu jogos das Olimpíadas Rio 2016, foi uma das sedes das Eliminatórias da Copa do Mundo (2018) e da Copa América, em 2019, e partidas dos campeonatos locais e nacionais. Em jogos, já recebeu cerca de 5 milhões de torcedores.

Palco de grandes emoções

Como se não bastasse ser o templo do futebol, paixão nacional, a Arena oferece muito mais. Nestes dez anos, já foram realizados 425 eventos não esportivos. Destaque para os grandes shows internacionais como Paul McCartney, Elton John, Roger Waters, A-ha e David Guetta, além de grandes artistas nacionais, como Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Sandy e Junior, entre outros. Em 2019, realizou a primeira edição do Carnavalito, sucesso de público que trouxe o Carnaval de Salvador para dentro do estádio. No mesmo ano, foi transformada em uma imensa catedral para a realização da primeira missa em solo baiano em ação de graças pela canonização de Santa Dulce dos Pobres. Recebeu também cultos e eventos evangélicos, com participação de milhares de pessoas.

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Eventos (Abape), Moacyr Villas Boas, a Arena Fonte Nova é o grande palco da Bahia. “É um ícone e um cartão postal da nossa cidade. Sua importância ultrapassa os limites do esporte, na medida em que ela também tem relevância estratégica do ponto de vista turístico e cultural. É onde os maiores eventos do estado acontecem e ajuda a colocar a Bahia num lugar de destaque para o Brasil e para o mundo”.

Serviços à população

A Arena cumpre também um papel de serviço à população. Durante a pandemia, foi um dos maiores locais de vacinação da cidade, em parceria com a Prefeitura de Salvador, e em parceria com o Governo do Estado, foi instalado um Hospital de Campanha, além de funcionar como uma base descentralizada do SAMU, sendo a única arena do Brasil onde funcionaram, simultaneamente, três serviços voltados à saúde da população.

“Temos um trabalho intenso e comprometido em trazer as melhores experiências para os torcedores, foliões e todos que participam dos eventos da Arena. Somos geradores de diversão, emprego e renda, e estamos à disposição para apoiar em serviços à população. Em 2023, nossa celebração será com eventos grandiosos para o público. Já começamos o ano com os dois maiores ensaios de Xanddy Harmonia, nos consolidando como um espaço atrativo para o verão de Salvador, em março tivemos a despedida emocionante do Skank, e já temos confirmados o Samba e Sofrência, Titãs, Tardezinha e outros que serão anunciados em breve”, destaca o presidente da Arena Fonte Nova, Dênio Cidreira. Foto: San Junior (@sanfjunior)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados