Chocolates da agricultura familiar trazem mais sabor para a Páscoa

Na semana da Páscoa, a agricultura familiar baiana apresenta as melhores opções de chocolates para os consumidores. São produtos de origem e de qualidade, que atendem a diferentes gostos. E ainda dá tempo de garantir essa explosão de sabor para o período mais doce do ano.

Em Salvador, soteropolitanos e turistas encontram, no Empório da Agricultura Familiar, localizado no Rio Vermelho, diferentes tipos de chocolates, com percentuais de 35% a 100% de cacau, produzidos por agricultores e agricultoras familiares que, reunidos em cooperativas, estão se qualificando e diversificando a produção.

Os chocolates da agricultura familiar atendem a diversos mercados. A Bahia Cacau, marca de chocolate da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), localizada em Ibicaraí, está comercializando ovos de Páscoa, de 250 gramas, com teor de cacau de 50%, barras de chocolates de 20g e 80g nos percentuais de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau. Estão disponíveis também os bombons de chocolate com frutas típicas da Bahia como jaca, cupuaçu, umbu, café, licuri, goiaba, banana e abacaxi, além do nibs, e as amêndoas de cacau caramelizadas.

Já a Natucoa, marca da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), localizada em Ilhéus, comercializa chocolate sem lactose, sem glúten, sem açúcar, vegano. São barras de chocolate de 56%, 65%, 70%, 80% e 100%, puras ou recheadas de licuri e nibs, além das barras com frutas desidratadas como banana, abacaxi, cupuaçu e jaca.

A pesquisadora de literatura do Rio de Janeiro, Bárbara Matias, conheceu os chocolates e escolheu o de licuri caramelizado para levar para casa. “Vale muito a pena você investir em um chocolate da agricultura familiar, pois você investe tanto no social quanto na saúde e é muito gostoso”.

O Empório funciona de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h30, e domingo, das 08h30 às 16h, como loja boutique e como bar/restaurante e, além dos chocolates, conta com produtos da agricultura familiar de toda a Bahia, cultivados de forma agroecológica e com sustentabilidade.

As cooperativas e o Empório do Rio Vermelho contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O espaço está sob a gestão da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes Bahia). Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados