Neoenergia Coelba flagra furtos de energia em academia e empresa de reciclagem

As ligações irregulares foram identificadas e removidas em Salvador e Feira de Santana

A Neoenergia Coelba flagrou, no mês de março, dois grandes furtos de energia nas cidades de Feira de Santana e Salvador. As irregularidades foram encontradas em unidades comerciais, uma academia e uma empresa de reciclagem. As ações recuperaram aproximadamente 420 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências por um mês, ou a cidade de Lençóis , no período de 15 dias.

Em Salvador, a unidade que estava furtando energia era uma academia localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas. Para flagrar o estabelecimento, a distribuidora utilizou um avançado sistema de monitoramento, que contou com o acompanhamento do consumo, comparando as curvas do medidor da unidade e de uma medição fiscal, resultando numa recuperação de 116 mil quilowatt-hora.

Já em Feira de Santana, a unidade flagrada funcionava como ponto de recicláveis, localizada no bairro CSI. Somente com a energia recuperada nesta localidade, seria possível abastecer 2600 residências no período de um mês.

“Além da questão de segurança e da ilicitude do ato, é importante ressaltar que estes estabelecimentos promovem uma concorrência desleal no setor, pois levam vantagem indevida em relação a outras empresas que atuam dentro da legalidade”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da Neoenergia Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. As irregularidades encontradas representavam, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que as ligações foram feitas fora dos padrões técnicos.

Crime e denúncias

A Neoenergia Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.neoenergiacoelba.com.br , na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados