Rede elétrica inteligente e subterrânea: tecnologias garantem confiabilidade no fornecimento de energia nos circuitos do Carnaval

Neste ano, o circuito Barra-Ondina terá a energia fornecida através de uma rede subterrânea. O sistema elétrico do circuito terá ainda tecnologias de automação para garantir eficiência e segurança na distribuição de energia

A folia oficial só começa na próxima quinta-feira (15), mas para a Neoenergia Coelba o carnaval já está no centro das suas ações deste agosto do último ano. Há seis meses a distribuidora iniciou o planejamento da festa, definindo as estratégias operacionais e de atendimento para garantir a segurança e confiabilidade no fornecimento de energia para o maior carnaval do país. Em 2023, para dois dos circuitos percorridos pelos foliões, haverá muita tecnologia e inovação abaixo do solo. Isso porque assim como o Circuito Batatinha, o Circuito Dodô (Barra- Ondina) conta agora com uma rede elétrica subterrânea. São mais de 10 quilômetros de cabos embutidos.

Em toda a extensão do circuito Barra-Ondina foram retiradas cerca de 90 estruturas e instaladas 106 caixas subterrâneas, que vão contribuir com a valorização visual do local, que deixa de ter a fiação elétrica aérea. O mesmo aconteceu no Santo Antônio Além do Carmo, que teve a obra para retirada da rede elétrica aérea. Do largo do Santo Antônio a Rua Principal, todo o cabeamento foi embutido em duto sob o solo. No percurso foram instalados quatro transformadores de 150 volt-ampère (KVA) e um de 500 KVA.

Toda rede elétrica subterrânea conta com uma tecnologia de automação que permite o controle de dispositivos elétricos a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, em Salvador. Ampliada no último ano, a tecnologia self-healing – sistema de auto recomposição, permite a retomada do fornecimento de energia em uma área interrompida com, no máximo, 15 segundos, assegurando maior continuidade do serviço.

Operação para o Carnaval

As equipes da Neoenergia Coelba atuaram na manutenção preventiva da rede elétrica nos locais do evento, incluindo os carnavais de bairro. Foram inspecionados 450 quilômetros de rede, 150 mil postes e 64 alimentadores, além da poda de 660 árvores próximas de fiações, e a manutenção de 220 equipamentos automatizados.

Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, foi construída uma rede exclusiva, com a instalação de 200 novos postes, 70 novos transformadores e 400 espaçadores da fiação, aumentando a confiabilidade do sistema e a qualidade do fornecimento. A “Operação Carnaval” conta ainda com esquema especial de atendimento.

As ações estão sendo realizadas não apenas nos principais circuitos da festa, mas também nos bairros com programação de Carnaval: Cajazeiras 10, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Nordeste de Amaralina e Pau da Lima.

Parcerias – A Neoenergia Coelba reafirmou parceria com o DETRAN, em um termo aditivo assinado no dia 30 de janeiro, para desenvolver ações conjuntas e conscientizar motoristas e população sobre os cuidados que podem evitar acidentes envolvendo a rede elétrica durante o Carnaval. Através da parceria, a concessionária participou com seus técnicos de segurança das palestras de reciclagem promovidas pelo órgão nos dias 31/01 e 01/02. Foram treinados cerca de 300 motoristas de trios elétricos e carros de apoio. Além disso, materiais com informações sobre segurança com a rede elétrica serão distribuídos nas ações educativas realizadas pelo DETRAN.

Atendimento – O planejamento da Coelba envolve ainda um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência durante os dias de festa. Serão mais de 450 profissionais por dia, envolvidos diretamente na “Operação Carnaval”, incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo dos circuitos da folia e no carnaval dos bairros. O número representa 70% de aumento de equipes em campo.

Como ação de manutenção, todos os dias, é realizada a limpeza das redes para retirada de objetos lançados pelo público durante a festa. Em parceria com a SEMOP, equipes especializadas da Neoenergia Coelba vão realizar inspeções diárias para identificação e retirada de possíveis ligações clandestinas, os chamados “gatos’”.

No período da festa, sete profissionais da Neoenergia Coelba vão permanecer, em escala, no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval, espaço de monitoramento em tempo real da Secretaria de Segurança Pública. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelos circuitos permite que técnicos sejam acionados com maior rapidez e trabalhem com mais agilidade no atendimento às ocorrências relacionadas à energia elétrica.

A central de atendimento 116 permanece à disposição para qualquer solicitação que envolva a rede elétrica. Em caso de falta de energia e outros serviços, está disponível, também, o número de whatsapp (71) 3370 – 6350.

Ligação provisória de energia para barraqueiros

A partir da próxima quarta-feira (14) a distribuidora inicia o atendimento as ligações provisórias do Carnaval. As solicitações de ligação provisória de energia de barracas, tabuleiros e food trucks para o Carnaval deste ano poderão ser feitas nas unidades móveis de atendimento da Neoenergia Coelba, que estarão posicionadas nos principais circuitos da festa para atender os clientes da distribuidora, das 9h às 16h.

Para solicitar a ligação de energia, é preciso apresentar RG, CPF, a licença da SUCOM ou o DAM quitado e informar a carga a ser utilizada e o período da ligação. A distribuidora lembra que as instalações elétricas provisórias internas de barracas e balcões são de responsabilidade dos seus proprietários. Por medida de segurança, somente serão ligadas as unidades que estiverem com o padrão de entrada devidamente confeccionado com a caixa padrão para instalação do disjuntor e demais componentes e em acordo com as especificações técnicas exigidas, com aterramento instalado adequadamente e mediante alvará de funcionamento e de localização da Prefeitura. Vale destacar que a ligação provisória fornecida pela Neoenergia Coelba é individual, não podendo ser compartilhada com outra barraca.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados