Roda de Capoeira contemplada pela FGM tem ponto alto na Lavagem de Itapuã

A Capoeira do Ituitivo Vundebleco (pronuncia-se Vundêblêtssô), projeto contemplado no Edital Capoeira Viva ano III, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), terá o ponto alto apresentado nesta quinta-feira (9), durante a Lavagem de Itapuã. Neste dia, o Cortejo de Berimbau e Remada dos Surfistas de Alma saem em caminhada, a partir das 9h, da praça de Piatã até a praia de Itapuã, tendo à frente uma orquestra de berimbaus e com os participantes fazendo a coleta simbólica do lixo deixado na praia.

O projeto, oriundo do bairro, foi iniciado em dezembro de 2022, durante uma roda de Lua Cheia, e aborda as nuances da vulnerabilidade com a arte. A expectativa do Mestre Tyko Camaleão, que desenvolveu o projeto, é grande.

“A sensação é de ter tido um filho, pois colocamos uma pauta, o universo conspirou e ela foi aprovada. Pudemos levar a capoeira do intuitivo a duas comunidades que possuem crianças em situação de risco, fizemos a abertura na lua cheia na praia e, agora, chegamos ao final. Vamos nos juntar ao pessoal do surf e acredito que, nesse encontro, vamos levar a uma área aberta essa proposta de vivenciar a capoeira. Vamos fechar com chave de ouro a atividade”.

Camaleão começou na capoeira regional, mas sentiu a necessidade de tentar entender melhor a arte-luta. Por isso, buscou aprender com o intuitivo, estudando e conversando com os mais velhos, para desenvolver essa nova vertente, que possibilita a pessoas que nunca fizeram capoeira vivenciar a prática e a filosofia dessa arte.

“Nosso objetivo é diferente da capoeira Angola e Regional, indo além de jogar e treinar. Desafiamos as pessoas a olhar para dentro de si, mas todas as capoeiras são caminho para que isso aconteça. Com certeza será um momento muito interessante”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados