Quais são os sintomas do câncer de boca

O câncer de boca foi a causa de quase 15.000 casos em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É uma doença que se desenvolve silenciosamente se não for acompanhada por um profissional que a reconheça nos primeiros sintomas.
O câncer bucal atinge mais amplamente as pessoas acima de 40 anos viciadas em cigarro ou álcool, atingindo proporcionalmente mais homens.

Esse câncer está intimamente ligado à alimentação e à falta de hábitos saudáveis, pois o tabagismo e o consumo descontrolado de álcool aumentam as chances de desenvolver esse câncer na meia-idade.
Para isso, é importante saber o que é, o que a causa, como tratá-la adequadamente e o papel que um plano dentário pode desempenhar na prevenção e tratamento dessa condição.

O que é câncer bucal e quais são seus sintomas?
O câncer bucal é uma doença que pode cobrir toda a boca, como gengivas, lábios, palato, bochechas e língua. É causada por hábitos abusivos de tabagismo e consumo de álcool.

Seus sintomas podem ser avaliados em um estágio inicial, como por meio de um convênio dentista, quando você visita seu dentista com frequência.
Os sintomas incluem:
• Machucados abertos por mais de 15 dias;
• Manchas brancas e feridas no tecido e na boca;
• Dificuldade e dor na deglutição;
• Problema de voz rouca;
• Nódulos no pescoço e áreas adjacentes.

Em geral, muitos brasileiros têm dificuldade em distinguir lesões malignas de feridas comuns, principalmente em áreas como a boca, alertam especialistas em oncologia e odontologia.
Portanto, lesões potencialmente malignas são muitas vezes negligenciadas, resultando em um diagnóstico tardio. É por isso que você deve fazer exames regulares.

O que pode ajudar a prevenir o câncer bucal?
Médicos e especialistas concordam que evitar fumar tabaco e beber álcool, comer alimentos saudáveis e manter uma boa higiene bucal pode reduzir a chance de problemas bucais graves.
Portanto, para muitas pessoas, esses hábitos diários prejudiciais promovem o desenvolvimento do câncer e contaminam outros tecidos fora da boca.

Cuidando da saúde, como é recomendado para pacientes em programas odontológicos em geral, como plano odontológico infantil (caso seja criança), as práticas de higiene precisam ser aliadas a uma alimentação saudável e à saúde física e mental.

Como funciona o tratamento do câncer bucal?
Para o tratamento do câncer bucal, é necessário considerar fatores como a condição específica do paciente e o estágio em que a doença foi descoberta.
Então, se o tratamento funcionar e houver chance de cura, ou se apenas reduzir os sintomas e a progressão da doença, a resposta está aí.
Em ambos os casos, o diagnóstico deve ser feito por meio de avaliação médica. Por isso, é importante que o dentista que vem acompanhando o indivíduo perceba os sintomas e dê o primeiro diagnóstico.
Como tem sido a sabedoria predominante, o melhor tratamento é a prevenção; neste caso, visite seu dentista regularmente. Por isso, é importante entender como funciona um plano odontológico familiar para você e toda a família poder utilizá-lo.

O tratamento dado após o diagnóstico inclui:
1. Radioterapia
A radioterapia é frequentemente utilizada no tratamento do câncer e, muitas vezes, é recomendada como tratamento complementar, principalmente em casos de maior proporção e complexidade.
A necessidade de radioterapia é determinada por um especialista e é geralmente administrada em uma fase posterior do diagnóstico, em combinação com a quimioterapia para dar maior chance de cura ou pelo menos estabilizar o câncer.
2. Quimioterapia
A quimioterapia também é complementar à radioterapia e ao período pós-oncológico, não sendo necessária no caso de tumores primários.
Além disso, em casos mais avançados, a quimioterapia pode ser utilizada como estabilizador do câncer, não necessariamente com o objetivo de cura completa.
3. Oncologia Cirúrgica
A cirurgia tumoral é usada para tumores que já estão avançados, mas ainda concentrados no sítio primário.
Assim, os tumores podem ser ressecados pela remoção de tecido contaminado com câncer, garantindo a estabilidade da doença pela remoção de células cancerígenas e tecidos que foram absorvidos por elas.
Assim, percebe-se que para garantir a integridade da saúde de um paciente, muitas vezes os tratamentos são combinados, seja pela cura completa ou pela interrupção da progressão da cadeia do câncer.

Por isso, é importante entender como funcionam o plano odontológico ortodontia e outras especialidades e não ficar sem check-ups frequentes de sua saúde bucal.
Como a prevenção é o melhor remédio, o ideal é ficar longe de hábitos que podem não só desencadear o câncer bucal, como acontece com vários outros cânceres, mas também visitar o dentista regularmente, que pode reconhecer mais rapidamente os sintomas iniciais da doença.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares. Foto: Reprodução – Cookie_Studio

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados