Militares das Forças Armadas doam sangue na unidade da Hemoba no HS

Vinte militares do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, estiveram no Hospital do Subúrbio (HS), nesta quinta-feira, 23 de julho, participando de uma ação de doação de sangue. A coleta foi realizada na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) localizada no HS. A iniciativa teve como objetivo contribuir para a normalização dos estoques de bolsas de sangue, os quais estão em nível crítico devido à pandemia de COVID-19.

A coordenadora da Agência Transfusional do HS, Isa Lyra, destacou a importância da doação frente à necessidade urgente de transfusões de sangue. De acordo com a médica, entre 400 e 500 transfusões de sangue são realizadas por mês apenas no Hospital do Subúrbio. “Com a pandemia, tivemos uma diminuição do número de doações de sangue, e a demanda do hospital continuou. Além disso, temos 178 leitos com pacientes de COVID-19 sendo tratados, sendo que a demanda transfusional desses pacientes tem sido em torno de 26%”, informou Isa Lyra.

“Estamos aqui em prol da vida, para ajudar a população baiana”, disse o Capitão Pedro Macedo, representante do Comando Conjunto Bahia na ação desenvolvida no Hospital do Subúrbio. Desde março deste ano, quando iniciou suas atividades, o Comando Conjunto Bahia tem apoiado órgãos públicos na distribuição de material para mitigação dos efeitos da COVID-19, a exemplo de cestas básicas, e realizado a descontaminação de ambientes. Até o momento, já foram mais de 800 bolsas de sangue doadas pelo Comando.

A importância da ação e da contribuição por parte da população para atender à demanda dos pacientes por transfusão de sangue foi destacada pelo diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo. “Hoje, aproveitamos para fazer um convite à população civil para fazer a sua doação e queremos agradecer ao Comando Conjunto Bahia que está trazendo uma quantidade enorme de doadores”, disse.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados