Marta diz que lutar por creches noturnas é compromisso com a Educação e com futuro do país

Candidata a deputada federal pelo PT, a vereadora Marta Rodrigues disse, nesta sexta-feira (9), que um dos compromissos que o parlamento deve assumir com uma educação pública de qualidade no Brasil, nos próximos anos, passa também por se debruçar em conquistar mais recursos para creches noturnas e escolas de tempo integral.

Segundo a petista, a educação básica nos municípios precisa ser revista e dialogada com a população para ter qualidade, atendendo as reais necessidades de pais e mães e do número de crianças que necessitam do aprendizado.

Ainda conforme Marta, é preciso pensar na multiplicidade de fatores para dentro e fora das escolas conforme prevê com as diretrizes do Plano Nacional Primeira Infância, que consiste no acolhimento noturno de crianças em creches e em unidades pré-escolares das redes municipais de ensino enquanto os pais estiverem ausentes por motivo de trabalho.

“É preciso potencializar a construção do desenvolvimento das crianças não só dentro da sala de aula, mas fora dela, apoiando pais e mães – principalmente as mulheres que são maioria nas cidades baianas e chefiam suas famílias. Quando pais e mães tem creches para deixar seus filhos, nos horários que lhe forem necessário, isso contribui para o desenvolvimento familiar, para a possibilidade de pais e mães poderem estudar, conseguirem melhores empregos, melhor poder aquisitivo. Uma série de mudanças estruturais”, afirma.

Na Câmara de Salvador, Marta destaca que apresentou Projeto de Lei nº 81/18 para criar o Acolhimento Noturno para Crianças em Creches Municipais, que foi vetado à época pelo ex-prefeito ACM Neto.
A petista pretende na Câmara dos Deputados, quando eleita, lutar por essa pauta e por orçamento para implantação nos municípios baianos.

“Há entre nós essa compreensão de que a educação passa por vários momentos. Colaborar com pais e mães que exercem atividades nos três turnos do dia para sobrevivência, aliada ao estudo, é fundamental no desenvolvimento dessas crianças, por isso a importância do acolhimento noturno” disse a legisladora.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados