Palestra sobre Independência da Bahia acontece no Museu do Mar neste domingo

O historiador Rafael Dantas vai apresentar cenários e espaços de Salvador que marcaram o movimento

Localizado no Santo Antônio Além do Carmo, um dos cenários históricos que marcaram a Independência da Bahia, o Museu do Mar Aleixo Belov vai celebrar a data com a palestra “Salvador e a Baía no 2 de Julho: Iconografia e História (1820 – 1823)”, ministrada pelo professor e historiador Rafael Dantas, neste domingo (3), às 15h. O encontro vai fazer uma viagem pela Cidade do Salvador e suas ruas, casarios, igrejas e a Baía de Todos os Santos, no contexto do processo de Independência da Bahia trazendo os cenários de disputas e espaços de ocupação, entre os anos de 1822 e 1823.

A palestra terá ainda apresentação de produção iconográfica referente à década de 1820 com uma série de gravuras, pinturas, documentos de época e livros raros sobre o 2 de julho e outros elementos, para falar dessa parte importante da nossa história. “Com um cenário privilegiado, a palestra é um convite para mergulhar na nossa cultura e fazer um resgate de fatos, lugares e acontecimentos que marcaram esse movimento que consolidou a Independência do Brasil”, acrescenta Rafael Dantas.

Sobre Rafael Dantas

Historiador, professor formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador na área de cultura material, artes plásticas e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo, durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX. Também é consultor de assuntos históricos, culturais e políticas públicas. Colunista em diversas revistas e jornais baianos sobre patrimônio, história e turismo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados