Centro LGBT+ Vida Bruno completa seis anos com programação especial

Para marcar o aniversário de seis anos de funcionamento, a serem completados nesta sexta-feira (18), o Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, situado na Avenida Oceânica, no bairro do Rio Vermelho, vai promover diversas atividades voltadas para todo o público. Serão cinco dias de ações totalmente gratuitas.

Para marcar o primeiro dia de programação a unidade sediará, nesta sexta (18), segunda (21) e terça-feira (22) o CadÚnico Itinerante LGBT, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O objetivo é identificar pessoas LGBT+ de baixa renda que residem em Salvador para a possível inclusão em programas de assistência social.

“Nós recebemos uma demanda grande de pessoas LGBT+ alegando dificuldades para se inscrever no CadÚnico, como insegurança, vergonha e medo de serem discriminadas. Então, fizemos o pedido à Sempre para prestar esse serviço e fomos gentilmente atendidos”, conta Marcelo Cerqueira, coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, que é vinculado à Secretaria Municipal de Reparação (Semur).

O RG, CPF e comprovante de residência são os documentos requisitados para a inscrição no CadÚnico, que condiciona o acesso a benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, os programas Casa Verde e Amarela, Bolsa Verde, Tarifa Social de Energia Elétrica, além da Carteira do Idoso, ID Jovem e o Vale-Gás.

Também nesta sexta, a partir das 13h, acontece uma roda de conversa sobre o Alerta Salvador LGBT+. Já às 15h30, haverá um ato comemorativo de aniversário.

Dos dias 21 a 24 de março, a Guarda Civil Municipal (GCM) promoverá um curso de defesa pessoal para a população LGBT+. A atividade acontecerá das 13h às 17h.

No dia 23 de março, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o centro promoverá ações de prevenção combinadas ao HIV e outras IST, além de emissão de Cartão SUS com nome social.

Nos dias 29, 30 e 31 de março, a partir das 13h, os serviços de CadÚnico Itinerante LGBT+ serão ofertados no Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT+, na Rua Carlos Gomes.

Atendimentos – Inaugurado em março de 2019, o Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno dispõe de orientações jurídicas, serviços sociais e psicológicos. Além disso, no próprio centro, o indivíduo pode solicitar a emissão de laudo psicológico para mudança de nome e transição de gênero.

A estrutura é composta por recepção, salas de administração e de atendimento, sala multiuso, espaço para realização de atividades do Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Salvador, copa, almoxarifado, sanitários e acessibilidade. O centro funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.

“Esse centro tem uma enorme importância para a promoção da cidadania LGBT+ na cidade de Salvador, tornando assim a cidade mais humana e a posiciona como referência nacional de inclusão”, disse o coordenador do centro, Marcelo Cerqueira. Ele ressaltou ainda que, no ano de 2021, o Centro prestou quase mil atendimentos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados