Osba celebra 37 anos de história em concerto no TCA

Setembro é um mês de celebração para a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que completa mais um ano de existência enquanto corpo artístico. Durante todo este mês, a Osba promove concertos especiais. No próximo domingo (29) será realizado o Concerto de Aniversário – 37 anos, na penúltima edição do projeto ‘Osba em Família’ da temporada 2019. A apresentação está marcada para as 17h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com regência do maestro Carlos Prazeres.

Os ingressos estão à venda por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), nas bilheterias do TCA, postos dos SACs Barra e Bela Vista ou no site do Ingresso Rápido. Em parceria com o TCA e a Osba, o Teatro Lambe-Lambe receberá o público do concerto com apresentações dos seus espetáculos, no Foyer do Teatro Castro Alves, a partir das 16h.

Nesta apresentação comemorativa, a Osba e o pianista convidado Leonardo Hilsdorf vão interpretar o ‘Concerto para piano nº 2 em Sol menor, Op.22’, do compositor francês Charles-Camille Saint-Saëns (1835-1921), além da ‘Sinfonia nº 1 em Sol menor, Op.13, Sonhos de Inverno’, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

Osba 37 anos

Em setembro, a Osba promove uma série de concertos com características diferentes, com experiências inovadoras e acolhedoras, como é o caso da Série Mãe Menininha, no formato Osba em Casa (público e orquestra juntos no palco do TCA); o OSBAnoMAM, com o Sarau Myriam Fraga; além das apresentações em formato de câmara, com a Série Carybé.

Uma campanha de aniversário também está sendo realizada dentro e fora do ambiente virtual. Iniciada já no primeiro concerto do mês, a Osba fez a ação dos bilhetinhos. Durante os concertos, o público é convidado para deixar a mensagem para a orquestra e, no dia do concerto de aniversário, todas as mensagens do ‘Público-Crush’, como carinhosamente é chamado pelo maestro Carlos Prazeres, estarão expostas em um backdrop, no Foyer do TCA.

Foto: Rafael Martins
(Foto: Rafael Martins)

Outra ação que a Osba promove é uma visita guiada, com inscrição prévia, pelas dependências da orquestra no TCA, juntamente com um ensaio aberto, onde o público pode conhecer melhor os bastidores do ambiente artístico, mas também das equipes de produção, comunicação e administrativo. A visita será nesta quarta-feira (25), às 9h.

As demonstrações de afeto continuam os ‘Fatos que vivi com a Osba’, uma ação que consiste em arrecadar vídeos de nomes importantes e que contribuíram para que a Osba se mantivesse firme ao longo desses 37 anos de história. Os depoimentos serão compartilhados nos perfis das redes sociais da orquestra.

Campanha

Assim como as edições do ‘Osba em família’ na temporada 2018, a orquestra atua em parceria com a Fundação José Silveira em uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Instituto Brasileiro Para Investigação de Tuberculose (IBIT).

No dia do concerto comemorativo, o público poderá entregar o alimento em um ponto de coleta montado pela fundação no Foyer do Teatro Castro Alves. O ‘Osba em família’ estreou em junho de 2018 e nasceu com o objetivo de atender uma demanda do público que sempre pediu por mais concertos em horários vespertinos e aos finais de semana.

Criada em 30 de setembro de 1982, a Osba é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do TCA e que teve o processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS) – assumiu a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, mantida com recursos diretos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Ag: Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados