Diferentes papéis do fisioterapeuta na atenção à saúde são abordados em palestras gratuitas

Especialistas convidados pela Unijorge participam de lives nos dias 20, 25 e 27 de janeiro

O cenário da fisioterapia vem mudando gradativamente e com atuação cada vez mais ampla na prevenção e na promoção da saúde. Para apresentar um panorama das diferentes funções do fisioterapeuta na prática, o curso de Fisioterapia presencial e semipresencial da Unijorge vai promover uma série de palestras gratuitas e abertas ao público com o tema: “Ser fisioterapeuta: 3 níveis de atenção à saúde”. No dia 20, quinta-feira, a palestra vai abordar sobre a comunidade e será ministrada por Tiago Coutinho, fisioterapeuta especialista em Saúde Coletiva.

No dia 25, terça-feira, a apresentação é sobre fisioterapia hospitalar com a convidada Ludmilla Campos Gaspar, fisioterapeuta preceptora do estágio hospitalar na Unijorge e na residência multiprofissional em UTI e emergência da SESAB. No dia 27, quinta-feira, será a palestra sobre atuação em ambulatórios com Felipe da Silva Gomes, fisioterapeuta especialista em Acupuntura, Mestre em Bioenergia, Preceptor de estágio em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Aquática na Unijorge. Todas as lives terão início às 19h e serão transmitidas na página do Instagram da Unijorge (@unijorge_oficial).

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Unijorge, Maiara Bouzas, explica que estas palestras são ótimas oportunidades para ampliar o conhecimento e podem ser acompanhadas por estudantes, profissionais da área e interessados em conhecer a profissão. “A atuação do fisioterapeuta é ampla, com atuação em áreas clínicas, esportivas, neurológicas, respiratórias, entre outras. Por exemplo, durante a pandemia, a demanda por fisioterapeutas respiratórios teve um crescimento de 720%, mas outros fatores já vêm impulsionando a procura por esses especialistas, como o envelhecimento da população e a busca por um estilo de vida mais saudável, então quanto mais abrangente for o conhecimento, mais possibilidades podem surgir”, diz.

Sobre os palestrantes

Tiago Coutinho

Fisioterapeuta especialista em Saúde Coletiva com Concentração em Gestão da Atenção Básica pelo Instituto de Saúde Coletiva; Preceptor do estágio em saúde comunitária na Unijorge e membro do Comitê Comunitário de Enfrentamento a COVID-19 nas Comunidades de Religião de Matriz Africana de Salvador e Região Metropolitana.

Ludmilla Campos Gaspar

Fisioterapeuta preceptora do estágio hospitalar na Unijorge e na residência multiprofissional em UTI e emergência da SESAB; Pós-graduação em fisioterapia cardiorrespiratória e fisiologia do exercício.

Felipe da Silva Gomes

Fisioterapeuta especialista em Acupuntura, Mestre em Bioenergia, Preceptor de estágio em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Aquática na Unijorge. Professor de Práticas Integrativas na UP Cursos em Saúde.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados