ACM Neto e Rui Costa inauguram Caps nesta terça-feira (17)

Nesta terça-feira (17), a partir das 9h, a população de Salvador receberá o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo três, localizado na Rua Pedro Silva Ribeiro, em Armação (ao lado do Restaurante Picuí). A inauguração contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa.

Construído pelo governo do Estado, por meio do Programa de Fortalecimento do SUS, o equipamento, que ficará sob gestão da Prefeitura, é uma unidade de saúde mental especializada no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes.

No total, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará, no equipamento, cerca de 50 profissionais entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e farmacêuticos. Serão feitos no Caps III 30 mil procedimentos por mês.

A unidade vai oferecer atendimentos individuais, visitas domiciliares, oficinas e grupos terapêuticos, bem como a entrega de medicamentos. Além disso, o serviço possui oito leitos para acolher pessoas que, por conta de sua situação de saúde, precisem de observação, tanto no período diurno quanto noturno.

O novo serviço será implantado em duas etapas. Num primeiro momento, funcionará das 7h às 19h e, posteriormente, atuará com capacidade máxima de forma ininterrupta, em regime 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados