Mutirão contra o Aedes desembarca na Vila Canária nesta quinta (11)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, nesta quinta-feira (11). Desta vez, a ação desembarca na Rua São Pedro, do bairro de Vila Canária, das 8h às 12h. A mobilização faz parte do plano Verão Sem Mosquito, que visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade nesse período que antecede a estação.

Durante a ação, que conta com o apoio dos profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), serão visitados imóveis, terrenos baldios e áreas de risco para arboviroses. Os moradores das comunidades beneficiadas pela estratégia devem colaborar com os agentes de endemias, que também vão orientar a população para manter o autocuidado e controle do vetor.

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, alerta que este período pré-Verão é o mais propício para o desenvolvimento do mosquito, devido ao clima caracterizado por sol com chuvas esparsas. “O objetivo é deixar o ambiente na melhor condição possível para eliminar possíveis focos de Aedes”, explica.

Dados – Entre janeiro e novembro de 2021, Salvador registrou 688 casos de dengue, 371 ocorrências de chikungunya e 53 notificações para zika. Se comparado com o mesmo período do ano passado, as três doenças tiveram uma redução em mais de 90%.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados