Programa “Forte por Ser Mulher” debate políticas públicas para infância e juventude e Ireuda defende “corrigir desigualdades sociais históricas”

O programa “Forte por Ser Mulher” desta quinta-feira (14) debateu políticas públicas para crianças e adolescentes com o diretor de Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPMJ), Euvaldo Jorge, e a coordenadora do setor na pasta, Dinsjane Pereira. A transmissão ocorreu nas redes sociais da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), que destacou a importância de se cuidar das novas gerações para a construção de um futuro melhor para toda a sociedade.

“Corrigir desigualdades sociais históricas e promover a reparação começa no trabalho com a infância e juventude. Para isso, são fundamentais as políticas públicas existentes na prefeitura de Salvador que buscam garantir a segurança alimentar das crianças, suporte educacional, emocional e psicológico, bem como orientação sexual. A falta de informação e estímulo são os principais entraves no desenvolvimento da parcela mais carente da população, principalmente a mais jovem”, pontua Ireuda. No programa, Euvaldo e Dinsjane falaram sobre projetos como o “Primeiro Passo” e o “Ingressar, desenvolvidos no âmbito da SPMJ.

Além disso, Euvaldo destacou o impacto negativo de um lar violento no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Segundo o gestor, contextos como esse contribuem para a formação de pessoas violentas. “A criança viveu naquele ambiente de agressão e passam a achar aquilo normal”, disse.

Dinsjane, por sua vez, ressaltou que a educação sexual ainda é pouco difundida e discutida. “Pensando em prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. As pessoas focam muito na gravidez, mas tem um número muito alto de jovens com ISTs, como sífilis, HIV… Isso é muito sério”, pontuou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados