Mensagens projetadas no Congresso cobram valorização da Enfermagem

Ato foi promovido nesta quarta-feira (12) por Frente Parlamentar e entidades

Presidida pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de SP e o Fórum Nacional da Enfermagem promoveram, na noite desta quarta-feira (12), um ato em defesa da valorização da categoria com a projeção de mensagens nas torres do Congresso Nacional.

Devidamente autorizada pela direção da Câmara e do Senado, a iniciativa visou sensibilizar a população sobre as lutas históricas por melhores condições de trabalho, piso salarial nacional e redução de jornada para a categoria, que soma cerca de 2,4 milhões de profissionais no país.

“Essa não é só uma homenagem aos quase 800 mortos da enfermagem no combate à Covid. É uma luta por direitos, pelo piso salarial da enfermagem e pelo repouso digno. Mais do que aplausos, essa classe e esses profissionais precisam de respeito e direitos.”, destacou o deputado federal Célio Studart.

“Sem Enfermagem não há saúde”, “O Brasil precisa valorizar a Enfermagem”, “Valorizar a vida é respeitar a Enfermagem” e “A Enfermagem não quer aplausos, quer direitos” foram exibidas por quase duas horas para marcar as reivindicações da categoria, que está na linha de frente do combate à COVID-19 .

Além da projeção, dois painéis gigantes foram instalados diante do Congresso Nacional. A iniciativa faz parte de campanha promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Em um deles, também o clamor por mais valorização da categoria.

Desde o início da pandemia foram reportados mais de 55 mil casos da doença entre os trabalhadores da enfermagem, com 778 óbitos em decorrência da COVID-19. Bem antes da pandemia a categoria já cobrava mais respeito.

O projeto que estabelece a carga horária semanal de 30 horas, por exemplo, aguarda há 20 anos votação na Câmara (PL 2295/2000). A matéria já passou no Senado. “Continuaremos pressionando para colocar esse projeto em pauta, pois já são anos e anos de luta”, diz Célio, que em 2019 apresentou requerimento pedindo a inclusão da matéria na Ordem do Dia da Câmara.

No Senado, está em evidência o projeto de lei que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada (PL 2.564/2020). Na enquete feita pelo Senado, já foram registrados mais de 900 mil votos a favor desta proposição. Célio Studart pediu oficialmente ao presidente daquela Casa para pautar a matéria, que já tem relatório favorável apresentado.

“Neste 12 de maio, quero desejar todo o reconhecimento e valorização que nós merecemos. É necessário conscientizar a população, com ações como esta, para que ela endosse a nossa luta por melhores condições, pela jornada de 30h e piso salarial, junto aos parlamentares”, destacou Solange Caetano, representante do Fórum Nacional da Enfermagem.

Dentre outras demandas da categoria estão a obrigatoriedade de sala de repouso adequada e dimensionamento do número de pacientes por profissional. “Parabéns aos profissionais. Em outros anos estávamos nas assembleias e casas legislativas homenageando os profissionais. Este ano, buscamos novas formas para não deixar de homenagear, mas queríamos hoje relembrar ainda todos que perderam suas vidas. Que a sociedade nos visse com outros olhos, com mais respeito. Espero que mais pessoas se interessem por essa profissão que é tão linda, de cuidado”, finaliza Elaine Leoni, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados