Baianos começam a deixar a capital baiana para aproveitar réveillon fora da cidade

Quem tiver condições de tirar aquele merecido descanso no período do Réveillon (serão pelo menos quatro dias) fora de Salvador, certamente já vai querer aproveitar o quanto antes a possibilidade de curtir a virada do ano nos diversos destinos pelo estado – lembrando que é preciso tomar todos os cuidados para evitar aglomerações e, assim, impossibilitar a disseminação do coronavírus, além do uso, claro, da máscara e do álcool em gel.

Nesta quarta-feira, um dos locais que deve ter um grande fluxo de pessoas é a Rodoviária de Salvador. Porém, com a pandemia de Covid-19, os horários extras que normalmente são oferecidos pelas empresas de transporte devido a grande demanda de passageiros, não vão ocorrer, estando apenas em funcionamento os 540 que operam diariamente. Entre as cidades mais procuradas estão Feira de Santana e àquelas localizadas nas regiões sul e extremo-sul do estado, além das do Litoral Norte. Para se ter uma ideia do efeito do surto mundial, dentro desse total, a demanda mensal caiu de 280 mil embarques para 112 mil – esses números levam em consideração o mês de novembro.

Mesmo assim, para evitar transtornos, a Agerba, agência que regula o transporte de passageiros na Bahia, orienta aos que precisam viajar neste período que realizem a compra de passagem com antecedência, já garantindo o bilhete de retorno. Além disso, é recomendável viajar em datas anteriores a este feriadão, evitando o grande movimento que é esperado na véspera de Réveillon. Por outro lado, a expectativa é a de que o movimento de retorno à capital baiana seja intenso no próximo domingo, dia 3 de janeiro.

FERRY

No sistema ferry-boat, a Internacional Travessias Salvador, empresa que administra o modal de transporte, está com o funcionamento ampliado até o dia 6 de janeiro, com a realização de viagens extras, incluindo as madrugadas, nos momentos de maior demanda. Conforme a concessionária, os horários fixos são das 5h às 22h, além das 23h30, de segunda a sábado; sendo a partir das 6h aos domingos e feriados – em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Seis embarcações estão previstas para realizar a travessia entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica.

Por conta da pandemia, o sistema está operando com algumas restrições, com as viagens deverão cumprir a regra de atendimento a 75% da capacidade dos barcos para os pedestres e o uso da máscara é obrigatório. Já o atendimento aos veículos foi ampliado no início deste mês para 100% da disponibilidade de vagas. Outra medida adotada foi a redução da venda da passagem para apenas uma por pessoa. Ainda de acordo com a concessionária, neste período, o serviço de Hora Marcada está suspenso.
(Tribuna da Bahia) Foto: Romildo de Jesus

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados