Especialistas alertam para os riscos do banho de mar após dias de chuva

Tomar banho de mar após a chuva pode não ser uma boa ideia, já que as precipitações costumam deixar a água e a areia mais sujas e, consequentemente, com microorganismos que provocam doenças de pele, entre outras patologias. Em decorrência das chuvas, o volume de água que sai dos canais em direção ao mar aumenta, deixando as praias mais sujas, com concentração de espumas que indicam que o mar está impróprio para banho.

A areia também costuma acumular muita poluição e, mesmo quando ela, ou a água do mar aparentam estar limpas, isso não é garantia de que estejam em boas condições. Com isso, a saída é esperar entre dois e três dias após o período chuvoso para nadar e mergulhar, principalmente em áreas onde os canais desembocam, alertou o coordenador da Salvamar, Yuri Carlton.

“Infelizmente, a população vai à praia logo que abre o sol. Por isso, temos um índice muito grande de afogamento, porque não avaliam a condição da maré e, consequentemente, também não observam a condição da qualidade da água do mar para tomar um banho seguro, sem riscos de doenças. O ideal é que esperem o mar limpar completamente, quando perder o aspecto sujo, escurecido, com espuma ”, avaliou o coordenador da Salvamar.

Doenças – Os coliformes fecais presentes nessas águas são responsáveis por causar doenças como gastroenterites, diarréias e hepatite A. Além disso, doenças de pele como dermatite de contato e micoses são bastante comuns, segundo a dermatologista Andréa Rebouças, do Multicentro de Saúde da Liberdade. “Durante o banho, a água do mar não cai só na pele, ela acaba entrando em contato com a boca e os olhos, sendo possível também o desenvolvimento de outras doenças, inclusive a conjuntivite química e bacteriana”, acrescentou.

Segundo a especialista, são patologias que variam no tratamento, “então, o mais indicado é que, ao identificar sintomas, como vermelhidão e coceiras, o paciente procure um profissional para fazer o tratamento adequado”.

Fechadas – Vale lembrar que as praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência seguem fechadas todos os dias da semana. Na segunda-feira, está proibido o uso das praias de Itapuã, Amaralina, Ribeira, São Tomé de Paripe, que só estão abertas de terça a sexta, com exceção de feriados. As demais seguem abertas de segunda a sexta-feira e fechadas aos finais de semana e feriados. É preciso seguir os protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscaras. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados