Jurandy aplaude mês em homenagem aos idosos

O deputado Jurandy Oliveira(PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos pelo mês em homenagem ao idoso, aquele que tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. O decano da Casa explica que em 1º de outubro é festejado o Dia do Idoso, escolhida por ser o marco da Lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso.

“Em tempos tão difíceis, como o vivido atualmente pela sociedade, é de extrema importância que a Assembleia demonstre aos idosos, pelas mais diversas formas, que suas vidas importam e que, com união, esse período tão difícil será vencido”, enfatiza o progressista.

O legislador fala que o envelhecimento faz parte do desenvolvimento da vida humana, sendo um processo variável em diferentes culturas, períodos históricos, classes sociais, gênero, estilo de vida, etnia e profissão, dentre outras situações.

Seguindo essa linha de raciocínio, Jurandy Oliveira considera de extrema importância as homenagens, debates e a inclusão desse grupo tão querido nas mais variadas pautas, “como um incentivo à adoção contínua de políticas públicas específicas e que observem as peculiaridades dessa população na contemporaneidade”.

O parlamentar faz questão de registrar que as políticas públicas sociais para os idosos no Brasil estão em constante avanço, com destaque para A Política Nacional do Idoso (1994); O Estatuto do Idoso (2003); A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (2006), além dos direitos conquistados pela Constituição Federal em 1988.

“É inegável que aprender a envelhecer faz parte (ou deveria fazer) da educação de todas as pessoas. Cuidado, atenção, respeito e gentileza são premissas de tratamento básicas que o idoso merece e devem ser lembradas constantemente”, encerra o deputado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados