Centro Especializado Unificado em Salvador: a prevenção pode ser a solução

Já imaginou um local em que fosse possível tratar os problemas sociais de forma multidisciplinar? Neste ambiente a palavra de ordem seria prevenção. Afinal, quando se coíbe é porque a prevenção falhou e os freios sociais foram “perdidos”. Neste local seria possível ouvir, atender, orientar e encaminhar as solicitações dos moradores de Salvador.

Por isso, Simone Moutinho, candidata a vereadora de Salvador, apoia a criação de núcleos multidisciplinares, que serão chamados de CEU – Centro Especializado Unificado. “As demandas da comunidade poderão ser tratadas, incluindo o atendimento das famílias, visando a prevenção da violência doméstica, bem como a segurança pública preventiva, de modo geral. A ideia é que esses núcleos funcionem juntamente com as Prefeituras-Bairros e com o auxílio da Guarda Civil Municipal de Salvador”, ponderou.

É necessário parar de pensar em soluções “apenas” como a “prisão do (a) infrator (a)” e indagar-se: como seria possível tratar o problema de forma preventiva? A exemplo disso temos a necessária luta para prevenir a violência doméstica, seja contra a mulher, homem, idoso ou criança. “Isso exige um preparo bastante específico e necessária capacitação dos profissionais, amparo aos sobreviventes e familiares, bem como educação, conscientização da população, segurança pública preventiva e uma mídia consciente e responsável. Assim seria possível ajudar na construção da base social, levando toda a comunidade para refletir as mazelas e resolvê-las de forma efetiva – na sua raiz e estrutura – com respeito, informação, auxílio, segurança e educação pela paz”, afirmou Simone Moutinho, que também é professora de Ciências Criminais. Número do WhatsApp é o (71) 98738-7246.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados