Prefeitura inicia obras nos Arcos da Ladeira da Montanha nesta quarta (12)

Depois do Elevador do Taboão, na semana passada, outro importante local do Centro Histórico de Salvador será requalificado pela Prefeitura. A ordem de serviço para recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha será assinada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (12), às 14h30, na parte alta da ladeira, próximo ao estacionamento da Castro Alves, com a presença de gestores municipais e autoridades.

O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e doado para o Executivo municipal que, com recursos próprios, viabilizará as intervenções. Com investimento de R$ 3.458.407,91, a obra será executada pela RC Restaurações e Construções Eireli, vencedora da licitação, em 12 meses.

O projeto de requalificação das edificações tem como diretriz principal recuperar esse importante conjunto edificado no final do século XIX, composto por 17 arcos, destacando seus valores artísticos e suprimindo elementos e volumes que atualmente descaracterizam o conjunto. As estruturas dos arcos apresentam degradações tanto na parte estrutural quanto nas instalações elétrica e hidrossanitária, resultando em ambientes insalubres aos ocupantes – no local funcionam serralherias e marmorarias.

Impacto – A ideia, com as obras, é melhorar as condições de habitabilidade e salubridade nos espaços internos. Com isso, será oferecido mais conforto para os ferreiros e marmoreiros que desenvolvem essas atividades há muitos anos no local e são referência para o restante da cidade.

Próximo aos arcos, as intervenções contemplarão requalificação da iluminação pública e inserção de iluminação cênica voltada para o destaque dos Arcos. Internamente, as estruturas que têm “pé direito” alto ganharão mezaninos para um melhor aproveitamento do espaço.

As obras serão divididas em duas etapas, a fim de não prejudicar o dia a dia dos artífices. Em diálogo permanente com eles, a Prefeitura já realizou duas reuniões e o cronograma de obras está sendo discutido conjuntamente. A proposta entre as partes é que, durante o período das obras, os artesãos exerçam as atividades em um novo anexo, na Ladeira da Conceição.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados