A terapia ABA ajuda a desenvolver a interação social em autistas

Proporcionar o ensino intensivo de habilidades específicas em prol do desenvolvimento e independência do indivíduo diagnosticado com autismo. É nisso em que consiste a terapia ABA, que significa Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A terapia garante que os alunos respondam corretamente, especialmente durante o ensino de uma nova capacidade, ajudando a aumentar a motivação e o prazer de aprender.

Inúmeros são os benefícios do “aprendizado sem erros”, a exemplo da diminuição da frustração e do desânimo. A terapia ABA é indicada para todas as idades e pode ser aplicada em muitos segmentos, contribuindo com qualquer problema que permeie o comportamento e ilimitadas são as possibilidades. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas.

Dentre as habilidades ensinadas aos autistas, temos as melhoras dos comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional. Comportamentos acadêmicos, tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática. Atividades da vida diária, como higiene pessoal. A redução de comportamentos, tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais e fugas. Todas as estratégicas de intervenção da ABA são definidas com base em pesquisas e os resultados são fundamentados cientificamente.

“Esse importante tratamento, de natureza multidisciplinar, ainda não é disponibilizado na rede pública da nossa cidade e pode oferecer resultados comprovados e efetivos aos pacientes diagnosticados com autismo. Por isso, eu apoio a inclusão da Terapia ABA no serviço público Municipal de Salvador. A luta pela causa autista é intensa e requer a união e atenção de todos”, anunciou Simone Moutinho, pré-candidata a vereadora de Salvador e também professora de Ciências Criminais.

Sobre Simone Moutinho
Simone Moutinho nasceu em 24.05.1970, na capital da Bahia. É delegada de polícia há 25 anos, com Graduação de Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Pós-Graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública e Doutoranda em Ciências Criminais pela UBA (Universidade Federal de Buenos Aires). Professora universitária há 13 anos, tendo lecionado em diversas faculdades de Salvador e na Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), no município de Camaçari (BA).

Ela tem título de Cidadã Camaçariense, entregue pela Câmara de Vereadores de Camaçari, pelos trabalhos prestados em frente à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município, que inaugurou em 2006.

A frente da Deam de Periperi (Salvador-BA), por 2 anos, fez diversos projetos sociais baseados nos pilares da Lei Maria da Penha, que visa prevenir e coibir a violência contra a mulher; ressocializar o agressor e gerar emprego e renda para a agredida, com a criação dos projetos Maria do Bairro, Abraço, Maria Bonita e Maria Vitória. Simone também já foi assessora da Diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) na Polícia Civil e auxiliou no projeto e implantação das Deam’s na região metropolitana e interior da Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados