Cientistas identificam três casos de miastenia, doença neuromuscular, em pacientes com Covid-19

Um estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine na segunda-feira (10) associou casos graves da Covid-19 à miastenia grave, doença neuromuscular e autoimune que causa o enfraquecimento dos músculos.

No estudo, cientistas de três universidades da Itália descrevem caso de três pacientes que não tinham doença autoimune ou neurológica, mas que desenvolveram a miastenia grave cerca de uma semana após terem febre alta (por volta de 39º C) por causa da Covid-19.

homem de 64 anos que, após 4 dias de febre, apresentou diplopia (popularmente conhecida como visão dupla) e fadiga muscular. “A estimulação repetitiva do nervo facial diminuiu 57%”, descreveram os cientistas
Paciente 2: homem de 68 anos que apresentou fadiga muscular e disfagia (dificuldade de engolir) após 7 dias de febre
Paciente 3: mulher de 71 anos que desenvolveu hipofonia (enfraquecimento das cordas vocais) e disfagia depois de 6 dias de febre
A miastenia grave ocorreu nos pacientes, de acordo com o artigo, após o vírus induzir o corpo a atacar o cérebro, acionando o sistema imunológico para produzir anticorpos que, erroneamente, tiveram como alvo os tecidos ou órgãos da própria pessoa.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados