Nelson Leal se Congratula com líderes católicos

A troca no comando da Arquidiocese de Salvador ensejou duas homenagens do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), aos líderes religiosos envolvidos no rito de posse: o cardeal Dom Sérgio da Rocha, que se tornou, na sexta-feira passada (5), o novo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, e seu antecessor Dom Murilo Krieger, que se despede do posto e passará a ser Arcebispo Emérito. Foram apresentadas, à Secretaria Geral da Mesa da Casa, uma moção de congratulações dedicada a Dom Sérgio da Rocha, e uma moção de aplausos a Dom Murilo Krieger.

O chefe do Legislativo estadual exaltou o acerto do Papa Francisco na escolha do paulista Dom Sérgio, “pela larga experiência com as aflições e fraturas sociais do Nordeste, principalmente no trabalho junto à juventude”, citando sua passagem nas arquidioceses de Teresina (PI) e de Fortaleza (CE), além na de Brasília.

Nelson Leal ressaltou os propósitos apresentados por Dom Sérgio, logo na primeira coletiva à imprensa, no seu ato de posse: “Causou ótima impressão a entrevista, ao citar o lema de sua Ordenação Episcopal: ‘Tudo na caridade, tudo no amor’. Isso é a essência da obra magnífica deixada por nossa querida Santa, Irmã Dulce dos Pobres”.

O presidente da ALBA teceu elogios e desejou boa sorte a Dom Murilo em sua nova função de Arcebispo Emérito. “Dom Murilo Krieger deixa um legado extraordinário de amor, dedicação, responsabilidade e zelo sociais com a Bahia e os baianos. Foi sempre um esteio de equilíbrio em instantes de crise. Mediou inúmeros impasses, inclusive em greves de setores-chave para o Estado, como segurança pública e educação”, anotou Nelson Leal, registrando ainda que “os baianos lhe serão sempre muito gratos”.

Na peça legislativa, o parlamentar coloca em relevo os verbos que Dom Sérgio promete trabalhar em favor dos baianos: acolher, amar e servir. “Que ele, de fato, consiga conjugá-los em favor da Bahia. A ALBA estará sempre disposta a dialogar com a Arquidiocese de Salvador para que Dom Sérgio tenha uma gestão profícua e duradoura”, torceu Nelson Leal.

O documento traça ainda uma breve trajetória do pároco de 60 anos, que tem mestrado em Teologia Moral, pela Pontifícia Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado em Teologia pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, na Itália. Entre os muitos cargos em que ocupou em sua vida pastoral, Dom Sérgio da Rocha foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB, 2015 – 2019); presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé (2011 – 2015); e presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (2007 – 2011).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados