Monstro do trânsito na Av. Paralela foi concebido por agência baiana de propaganda

Semana Nacional do Trânsito começou ontem e vai até o próximo dia 25. Escultura de seis metros quer chamar atenção do motorista sobre imprudências que podem fazer dele um monstro causador de dor e morte

Cenários de terror são propícios para o nascimento de criaturas ameaçadoras e grotescas, e isso talvez explique o surgimento de um monstro que, desde o último dia 5 de setembro, ocupa um canteiro da Av. Paralela, em Salvador, direção Aeroporto, antes do viaduto do CAB. Ele é resultado dos números alarmantes de mortes no trânsito na Bahia, tão inquietantes que provocaram a sua concepção pela Agência Tempo Propaganda para a campanha do Detran/Governo da Bahia pela Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro.

Com seis metros e produzida com peças de veículos batidos, a criatura deseja confrontar cada motorista com seu lado sombrio e destrutivo, aquele que ultrapassa a velocidade permitida, desrespeita a sinalização, não dá passagem ao pedestre, bebe e dirige, usa celular ao volante, provoca acidentes, mata e destrói vidas. ‘Não provoque mortes, não cause dor, não seja um monstro no trânsito, escolha a vida’ é a mensagem do ser horrendo e gigantesco que quer assustar, mas no fundo tem uma causa nobre.

‘Para nós, foi uma grande oportunidade de usar a criatividade para uma campanha de utilidade pública, pelo bem coletivo. Concebemos um gigante monstruoso para chamar a atenção e provocar reflexão sobre uma realidade que também é assustadora’, comenta Alesandro Colonnezi, diretor de criação da Tempo Propaganda.

Apesar de só agora ter se materializado e ocupado uma das vias urbanas mais movimentadas da capital baiana – onde fica até o mês de novembro -, o monstro do trânsito surgiu em outdoors, panfletos, filmes e mobiliário urbano no primeiro semestre, pela passagem do Detran-BA pelo Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre acidentes no trânsito.

‘O monstro ‘nasceu’ de uma ideia para a campanha Maio Amarelo, refinamos a ilustração 3D com o artista Ary Falcão e, após três meses no galpão do artista Sílvio Roberto Andrade, ele se materializou numa escultura de seis metros, sendo boa parte das peças oriundas de acidentes no trânsito’, conta Fábio Kátia Flávia, diretor de arte da campanha.

‘Me procuraram dizendo que eu tinha um desafio gigante para dar vida, quando vi o projeto, topei na hora. A maior tarefa foi a conformação da chapa de aço carbono 1/8 de espessura para fazer a cabeça e a garimpagem das peças para que encaixasse nos lugares certos, como imaginei’, revela o artista plástico Sílvio Roberto, que produziu a escultura em parceria com a empresa Blue Artes.

A diretora de atendimento da Tempo, Karina Teixeira, comenta que o cliente ter apostado no formato especial da campanha foi o melhor de tudo. “Na Tempo, trabalhamos com criatividade aliada a resultados. E essa foi a proposta dessa peça, uma inovação que foge do ‘lugar comum’ chamando a atenção de milhares de pessoas diariamente para que repensem seus atos no trânsito e evitem acidentes”.

A Tempo Propaganda tem 30 anos de trajetória, já conquistou grandes prêmios nacionais de publicidade e propaganda e, atualmente, é uma das quatro agências que atendem o Governo do Estado da Bahia. Entre suas campanhas marcantes, também está a recente produzida para o Corpo de Bombeiros, que levou um extintor gigante para um outdoor no intuito de alertar a população sobre a prevenção de incêndios. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados